Série B

América se despede da Série B com derrota para Athletico, que garante acesso à Série A

América é derrotado por 1 a 0 na Arena da Baixada pela última rodada da Série B; Athletico retorna à elite após um ano na Segunda Divisão

Livre da ameaça de rebaixamento, o América se despediu com derrota da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. Neste domingo (23/11), o Coelho visitou o Athletico-PR na Arena da Baixada, em Curitiba, e acabou superado por 1 a 0 na partida pela 38ª rodada da Segunda Divisão.

O gol do volante João Cruz, aos 40 minutos do segundo tempo, garantiu a vitória e o acesso do Athletico-PR à Série A de 2026. O Furacão retona à elite do Brasileirão depois de uma temporada na Série B.

Campanha do América na Série B

Com o resultado, o América encerrou a participação na Série B na 14ª colocação, com 46 pontos. O time de Alberto Valentim já não tinha risco de rebaixamento desde a rodada passada.

A campanha do Coelho na Série B teve 12 vitórias, dez empates e 16 derrotas em 38 jogos. Foram 41 gols marcados e 44 sofridos.

Acesso do Athletico-PR e desfecho da Série B

O Athletico sobe à Série A como vice-campeão da Segudona. O Furacão teve 19 vitórias, oito empates e 11 derrotas. Foram 53 gols marcados e 43 sofridos.

O título da Série B ficou com o Coritiba, arquirrival do Athletico. Chapecoense e Remo também conquistaram o acesso ao Brasileirão de 2026.

Já os quatro rebaixados à Série C foram Ferroviária, Amazonas, Volta Redonda e Paysandu.

O jogo

O Athletico-PR precisa apenas do empate para confirmar o acesso à Série A. No entanto, o time da casa pressionou desde o inicio e assustou o América com duas bolas no travessão – uma em cabeçada contra de Emerson; a outra em finalização de Julimar.

‘Sossegado’ na rodada final da Série B, o América apostou em postura reativa à espera de contra-ataques. A principal chance do Coelho na primeira etapa foi em arremate de Willian Bigode, aproveitando jogada em velocidade de Thauan, já nos acréscimos.

O alívio na Arena da Baixada chegou aos 40 minutos do primeiro tempo. Viveros foi lançado na intermediária e escorou de primeira para João Cruz. O volante invadiu a área pelo meio e tocou no canto direito na saída de Gustavo: 1 a 0.

No segundo tempo, o Furacão manteve a pressão e ameaçou bastante o América. Viveros, Felipinho, João Cruz e Julimar tiveram boas oportunidades de balançar a rede.

Aos 33 minutos, Rafa Silva desperdiçou uma oportunidade incrível para o Coelho na partida. O atacante recebeu cruzamento de Kauã Diniz e, com gol aberto, chutou por cima.

No restante da etapa, o Athletico controlou as ações, e a festa nas arquibancadas da Arena da Baixada começou antes mesmo do apito final.

Athletico-PR 1 x 0 América

  • Athletico-PR: Santos; Aguirre, Terán e Arthur Dias; Mendoza, Felipinho (Patrick), João Cruz (Dudu), Zapelli (Velasco) e Léo Derik; Julimar (Luiz Fernando) e Viveros (Renan Peixoto). Técnico: Odair Hellmann
  • América: Gustavo; Emerson Santos (Rafa Silva), Lucão e Ricardo Silva; Júlio (Samuel), Felipe Amaral, Kauã Diniz, Yago Santos (Guilherme Pato) e Paulinho; Thauan (David da Hora) e Willian Bigode (Jhosefer). Técnico: Alberto Valentim
  • Gol: João Cruz, aos 40 minutos do primeiro tempo
  • Cartões amarelos: João Cruz (Athletico); Gustavo, Willian Bigode, Thauan e Emerson (América)
  • Motivo: 38ª rodada da Série B
  • Local: Arena da Baixada, em Curitiba
  • Data: 23/11/2025 (domingo)
  • Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
  • Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
  • VAR: Jose Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
  • Público: 42.091 pagantes.
  • Renda: R$ 1.140.945,00
Compartilhe
Sair da versão mobile