O atacante Marcelo Toscano, de 40 anos, voltou a chamar atenção no cenário nacional ao liderar a artilharia da Série D do Campeonato Brasileiro na conclusão da primeira fase.
Ídolo da torcida do América, o centroavante, nascido em Areado, no Sul de Minas Gerais, defende atualmente o ASA de Arapiraca e já soma nove gols em 14 jogos na competição.
Gols de Marcelo Toscano na Série D
No último domingo (27/7), pela 14ª e última rodada da fase de grupos, Toscano balançou as redes duas vezes na vitória sobre a Juazeirense, por 3 a 0.
O ASA se classificou em primeiro lugar do Grupo A4 da Série D, com 31 pontos. Naquele jogo, o atacante ainda teve a chance de marcar mais um, mas parou em defesa de pênalti do goleiro adversário.
A partida de maior destaque na campanha do veterano jogador foi contra o Barcelona de Ilhéus, quando saiu do banco ainda no primeiro tempo e anotou um hat-trick.
Antes, Toscano já havia deixado sua marca contra Juazeirense (na primeira rodada), União-TO (duas vezes) e Sergipe.
Destaque no América e em outros clubes
Com passagens importantes pelo América, Marcelo Toscano foi vice-artilheiro da Série B de 2015, com 14 gols, peça-chave no acesso do Coelho à Série A.
Na segunda passagem pelo time mineiro, entre 2019 e 2021, participou de momentos históricos, como a campanha até a semifinal da Copa do Brasil (2020) e a conquista de vaga inédita na Libertadores pelo Campeonato Brasileiro (2021), chegando a ser capitão do time.
Depois de vestir a camisa do América, Marcelo Toscano acumulou passagens por Paysandu, Oeste, Portuguesa-RJ, Serra Branca-PB e Gama até chegar ao ASA, em março deste ano.
Na Portuguesa-RJ, Toscano, inclusive, foi vice-artilheiro da Série D de 2023, com 13 gols.
Na segunda fase da competição deste ano, o atacante terá pela frente um duelo direto na briga pela artilharia: o ASA enfrentará o Ferroviário, equipe que conta com Ciel, vice-artilheiro do torneio, com oito gols.
Artilheiros da Série D 2025
- Marcelo Toscano (ASA) – 9 gols
- Júnior Mandacaru (Altos) – 8 gols
- Ciel (Ferroviário) – 8 gols
- Ronaldy (Tuna Luso) – 8 gols
- Giovane Gomez (São José-RS) – 8 gols
- Jonas Moreira (Trem) – 8 gols