Em participação no programa EM Minas, do jornalista Benny Cohen, o prefeito Fuad Noman (PSD), de Belo Horizonte, avaliou a Arena MRV – novo estádio do Atlético na capital mineira. Além disso, projetou a realização de uma partida oficial do Galo com carga total de ingressos na nova casa.
A entrevista foi gravada antes da vitória do Atlético sobre o Cuiabá (1 a 0), no último sábado (23/9), pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O político comentou a fase de aprendizagem do Galo e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na administração do empreendimento.
“A Arena está pronta e não tem nenhum problema. O problema maior são os acessos, que a grande maioria já está bem avançada. Tivemos três ou quatro eventos entre esportes e shows. Tivemos engarrafamento, mas é uma coisa normal. Você vai para o Mineirão, tem engarrafamento lá na Abrahão Caram. Vai para o Independência, tem. No Maracanã, tem. Qualquer lugar, qualquer estádio tem problemas de trânsito para chegar”, analisou.
“Acho que nós estamos aprendendo a trabalhar lá. Esse último jogo, contra o Botafogo, já eliminamos uma reclamação do pessoal que ia direto para Contagem, que ficava preso ali, tendo aberto uma pista lateral para o pessoal passar. Ou seja, à medida que vão acontecendo os eventos e a gente vai percebendo as dificuldades, a gente vai corrigindo para acontecer isso”, acrescentou.
De toda forma, Fuad avaliou a Arena MRV como um “sucesso”. O prefeito da capital mineira mencionou os esforços conjuntos das autoridades envolvidas para evoluir a operação do estádio.
“Eu acho que a Arena MRV é um sucesso. O procedimento está bem encaminhado. Temos feito um trabalho muito em conjunto com a própria Arena, com o CEO da Arena [Bruno Muzzi]. Estamos trabalhando e autorizando todos os eventos um a um. Bombeiros, Polícia Militar, todo mundo trabalhando para que a Arena funcione normalmente, porque é um grande espaço para Belo Horizonte. É um grande espaço para cultura de Belo Horizonte. Já tivemos dois ou três shows importantíssimos para Belo Horizonte, feitos na Arena. É muito moderna, então Belo Horizonte tem que trabalhar muito para que aquilo seja definitivamente resolvido.”
Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte
Arena MRV com capacidade máxima
Em seguida, o prefeito de Belo Horizonte projetou a realização de uma partida de futebol com carga total de ingressos na Arena MRV – que tende a ser pouco inferior que 45 mil. De acordo com o político, as capacidades reduzidas nos primeiros jogos do Atlético no novo estádio passaram por um planejamento do próprio clube mineiro.
“É muito mais uma questão de estratégia da própria Arena do que proibição da Prefeitura. Porque, de fato, em qualquer coisa grande, você não abre nada de um dia para o outro. Vai ter que fazer testes. Você pode ver que no Lendas do Galo teve uma série de problemas nos bares. No jogo contra o Santos, melhorou muito. No jogo contra o Botafogo, já não teve problema. O acesso ao estacionamento. Em um primeiro momento, teve dificuldade. Eles tiveram até que abrir o estacionamento lá, porque estava dando muito engarrafamento. Nesse último jogo, já não teve tanto problema assim. A saída do estádio: em um primeiro momento, foi uma confusão”, comentou.
“Esse é um teste que a própria Arena está fazendo, e a Prefeitura monitorando junto com eles. A expectativa é que no dia 22, que é o jogo contra o Cruzeiro, o grande rival, já possa ter completamente cheio, o equipamento todo funcionando. Porque funciona assim mesmo: você vai testando e vai vendo o que dá problema. É assim mesmo. A Prefeitura está acompanhando de perto com a Arena. Fazendo um trabalho muito conjunto. Parceria mesmo para que aquilo possa funcionar, e Belo Horizonte tenha mais uma nova Arena pronta e acabada para receber grandes espetáculos.”
Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte
Depois de enfrentar o Internacional em Porto Alegre, no próximo sábado (30/9), o Atlético voltará a jogar na Arena MRV no domingo seguinte (8/10), às 18h30, contra o Coritiba. O duelo será disputado pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.