O Atlético completou 24 horas de venda do Manto da Massa na tarde desta quinta-feira (5/10). Neste período, o clube vendeu 20 mil camisas e faturou R$ 5,3 milhões.
É possível calcular essa renda bruta pelo fato de o clube ter aberto a venda apenas para sócios, que pagaram R$ 269,90. Ainda não é possível saber o lucro, mas em 2022 ou Galo arrecadou 25%. Veja abaixo:
Números do Atlético com o Manto da Massa
- 2020: R$ 19 milhões de faturamento e R$ 9 milhões de lucro
- 2021: R$ 24 milhões de faturamento e R$ 8 milhões de lucro
- 2022: R$ 24 milhões de faturamento e R$ 6 milhões de lucro*
*As demonstrações financeiras do Atlético em 2022 não revelam o lucro com o projeto. Apesar disso, no balanço, o Galo detalhou que teve cerca de R$ 18 milhões em custos e despesas com a operação do Manto da Massa. Deduz-se, portanto, que a receita líquida tenha sido de aproximadamente R$ 6 milhões.
A venda para o público geral terá início às 9h02 de sábado, com o preço único de R$ 399,90. Os torcedores podem comprar a camisa até 13 de outubro, e a entrega será realizada entre janeiro e abril de 2024.
Pela primeira vez, o Manto da Massa é um uniforme de goleiro, em homenagem a Victor, destaque no título da Copa Libertadores de 2013 pelo Galo. O ex-goleiro e hoje gerente de futebol do clube participou do anúncio do vencedor do Manto da Massa IV e elogiou a escolha.
“Linda camisa. Ficou maravilhosa e rica em detalhes. Representou muito bem o que é ser atleticano e o momento. Estou muito contente. Não à toa teve mais de 3 mil votos à frente do segundo colocado”, aprovou o ex-camisa 1.
O tema de 2023 foi o ‘Milagre do Horto’, ou seja, a defesa de Victor na cobrança de pênalti de Riascos, pelas quartas de final da Copa Libertadores de 2013.
Com a defesa de pé esquerdo nos acréscimos do jogo, o goleiro garantiu o empate por 1 a 1 diante do Tijuana-MEX, no Independência, e ganhou a alcunha de ‘São Victor do Horto’ dos torcedores atleticanos.
Escolha do Manto da Massa vencedor
O marketing esportivo do clube criou o projeto em 2020. Na quarta edição, uma comissão composta por mais de 30 pessoas analisou 544 projetos e escolheu 101 modelos desenhados por torcedores em homenagem ao ex-goleiro Victor, responsável pelo “Milagre do Horto”, há 10 anos.
Ao todo, 13 camisetas chegaram à final. O modelo vencedor foi escolhido em votação aberta aos torcedores.