No último sábado (28/10), antes da vitória do Atlético sobre o Fluminense (2 a 0) na Arena MRV, em Belo Horizonte, um jogador do Galo demonstrou patriotismo e protagonizou cena inusitada. Equatoriano, o meio-campista Alan Franco vibrou com o título da LDU de Quito na Copa Sul-Americana.
A cena foi flagrada no vestiário do Atlético na Arena MRV, em bastidores divulgados pela GaloTV. “Equador, papá! Equador!”, comemorou Franco ao fim da disputa de pênaltis entre Fortaleza e LDU. Assista ao momento no minuto 4:25 do vídeo abaixo.
Apesar de ter vibrado pelo título da LDU, Alan Franco só defendeu o Independiente del Valle no Equador. O meio-campista marcou cinco gols em 74 jogos pelo clube que o revelou em 2016.
Com o del Valle, Franco ganhou a Copa Sul-Americana de 2019 antes de se transferir ao Atlético. Em 2020, o Galo desembolsou cerca de R$ 12,5 milhões para contratar o atleta.
Pelo clube mineiro, Franco disputou 59 partidas, tendo contribuído com três gols. Com a camisa preta e branca, conquistou dois Campeonatos Mineiros (2020 e 2021), um Campeonato Brasileiro (2021) e uma Copa do Brasil (2021).
Após empréstimos ao Charlotte FC, dos Estados Unidos, e ao Talleres, da Argentina, Alan Franco foi reintegrado ao Atlético em julho. Nas últimas semanas, recebeu oportunidades com Felipão e tem evoluído como titular no Galo.