MANTO DA MASSA

Manto da Massa: Atlético estima unidades vendidas e faturamento; veja números 

Galo tem queda expressiva na quantidade de camisas vendidas e na renda bruta em relação às três primeiras edições do concurso; veja comparação
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Manto da Massa segue como um projeto de sucesso no meio do marketing esportivo, mas teve expressiva queda nos números em 2023. O No Ataque apurou, nesta terça-feira (31/10), que o Atlético vendeu cerca de 40 mil camisas e teve um faturamento de mais de R$ 10 milhões com a quarta edição do concurso. Veja, a seguir, bastidores e comparações com os anos anteriores. 

O clube anunciou o vencedor da atual edição em 4 de outubro e manteve as vendas abertas até o dia 13. Os sócios-torcedores pagaram R$ 269,90 pela camisa, enquanto o preço para o público geral foi de R$ 399,90.

Foram mais de 15 mil unidades vendidas nas primeiras 24 horas. Depois disso, o Galo não fez mais atualizações nas redes sociais.

O Atlético comercializou mais de 100 mil camisas em cada uma das três primeiras edições, e o menor faturamento havia sido de R$ 19 milhões. Em comparação com 2022, o Manto da Massa teve uma queda próxima de 71% no número de vendas e 59% na renda bruta. 

O clube ainda aguarda a apuração dos resultados exatos, que devem ser entregues à diretoria nos próximos dias. 

Números do Atlético com o Manto da Massa

  • 2020: 110 mil camisas – R$ 19 milhões de faturamento e R$ 9 milhões de lucro
  • 2021: 120 mil camisas – R$ 24 milhões de faturamento e R$ 8 milhões de lucro
  • 2022: 140 mil camisas – R$ 24 milhões de faturamento e R$ 6 milhões de lucro*
  • 2023: 40 mil camisas – mais de R$ 10 milhões de faturamento** 

*As demonstrações financeiras do Atlético em 2022 não revelam o lucro com o projeto. Apesar disso, no balanço, o Galo detalhou que teve cerca de R$ 18 milhões em custos e despesas com a operação do Manto da Massa. Deduz-se, portanto, que a receita líquida tenha sido de aproximadamente R$ 6 milhões.

**Números aproximados

A camisa vencedora do Manto da Massa IV

O modelo escolhido foi criado pela designer Isabela Farinelli. Pela primeira vez, o Manto da Massa é um uniforme de goleiro, em homenagem a Victor, destaque no título da Copa Libertadores de 2013 pelo Galo.

O ex-goleiro e hoje gerente de futebol do clube participou do anúncio do vencedor do Manto da Massa IV e elogiou a escolha.

“Linda camisa. Ficou maravilhosa e rica em detalhes. Representou muito bem o que é ser atleticano e o momento. Estou muito contente. Não à toa teve mais de 3 mil votos à frente do segundo colocado”, aprovou o ex-camisa 1.

O tema de 2023 foi o “Milagre do Horto” – defesa de Victor na cobrança de pênalti de Riascos, pelas quartas de final da Copa Libertadores de 2013. Com o pé esquerdo, nos acréscimos do jogo, o goleiro garantiu o empate por 1 a 1 diante do Tijuana-MEX, no Independência, e ganhou a alcunha de “São Victor do Horto” entre os torcedores atleticanos.

Escolha do Manto da Massa vencedor

O marketing esportivo do clube criou o projeto em 2020. Na quarta edição, uma comissão composta por mais de 30 pessoas analisou 544 projetos e escolheu 101 modelos desenhados por torcedores em homenagem ao ex-goleiro Victor, responsável pelo “Milagre do Horto”, há 10 anos. Ao todo, 13 camisetas chegaram à final. O modelo vencedor foi escolhido em votação aberta aos torcedores.

Manto da Massa vai continuar?

Apesar da queda expressiva, o Atlético não pensa, inicialmente, em pausar ou encerrar o projeto. Conforme apuração, o clube entende que trata-se de uma oportunidade para seguir contando com uma receita extra, independentemente do número de modelos comercializados.

Além disso, o Manto da Massa segue com números de venda semelhantes aos das camisas tradicionais da equipe, em período de tempo significativamente menor. O alvinegro compreende que 2023 foi um ano ruim quando comparado às outras edições, mas segue positivo em relação a outros lançamentos de uniformes.

A ideia do clube também passa por garantir entregas dentro do prazo neste ano. Em 2024, o Atlético pretende injetar mais “criatividade” ao projeto, pensando em conservar o interesse dos torcedores na proposta.

Compartilhe