Brasil e Inglaterra vão se enfrentar em março de 2024, no estádio de Wembley, em Londres, capital inglesa, conforme anunciado pela CBF nesta segunda-feira (6/11). O amistoso internacional marcará o reencontro entre as seleções após seis anos da última partida entre elas, que contou com a presença de um zagueiro do Atlético no banco de reservas.
Hoje, Jemerson vive mau momento no Galo. Contestado após fazer gol contra no clássico diante do Cruzeiro e por centímetros não repetir contra o América (o atacante Mastriani acabou tocando na bola pouco antes de entrar), o defensor tem a permanência para o ano que vem questionada por parte da torcida. Contudo, há seis anos, a fase dele era completamente diferente: era zagueiro de Seleção Brasileira.
Jemerson estava no banco de reservas da partida entre Brasil e Inglaterra, disputada em novembro de 2017, também em Wembley. Aos 25 anos, o defensor vestia a camisa 4 da “amarelinha” e vivia a terceira convocação para a Seleção principal. Contudo, não entrou em campo e viu o empate sem gols entre os reservas.
Zagueiro do Atlético vivia grande fase em 2017
O ano de 2017 foi, possivelmente, o melhor da carreira de Jemerson.
O zagueiro atleticano estava no Monaco, da França, clube para o qual foi vendido pelo Atlético em janeiro de 2016, por cerca de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 45 milhões na cotação da época).
Titular absoluto do time europeu, Jemerson foi destaque na surpreendente conquista do Campeonato Francês e na campanha que levou a equipe às semifinais da Liga dos Campeões, desbancando grandes clubes como Tottenham, Manchester City e Borussia Dortmund.
No total, ele fez 55 jogos e marcou três gols na temporada 2016/2017, a mais vitoriosa do Monaco, que contava com os craques Kylian Mbappé (atacante do Paris-Saint Germain), Bernardo Silva (meia do Manchester City) e Falcao García (centroavante ex-Atlético de Madrid, Manchester United e Chelsea) no elenco.
Graças às boas atuações na defesa do clube francês, Jemerson foi convocado para a Seleção Brasileira em três datas Fifa de 2017. Ele atuou pelo time de Tite em dois amistosos: contra a Austrália, em junho, entrou no segundo tempo para fazer a estreia oficial pela equipe nacional; e contra o Japão, em novembro – a primeira e única titularidade pelo Brasil.
Queda de Jemerson após 2017
Depois do mágico ano de 2017, contudo, o zagueiro do Atlético não voltou a ser chamado para a Seleção. Ficou de fora das convocações de 2018 e não foi para a Copa do Mundo.
Nos anos seguintes, Jemerson seguiu como titular do Monaco, mas sem o mesmo brilho de 2016/2017 – até porque os grandes destaques do time foram vendidos: Mbappé para o PSG, Bernardo Silva e Benjamim Mendy para o City, Thomas Lemar para o Atlético de Madrid e Tiemoué Bakayoko para o Chelsea.
No início de 2020, Jemerson sofreu grave lesão que o deixou quase um ano afastado. Recuperado e sem espaço no Monaco, o zagueiro se transferiu para o Corinthians em novembro de 2020. Lá, teve boas atuações, mas seguiu sofrendo com lesões e não renovou o contrato. Ele ficou no clube paulista até junho de 2021.
O defensor chegou a voltar para a França no final de 2021, após quatro meses sem clube – foi para o Metz, clube que brigava contra o rebaixamento para a segunda divisão, mas não teve boas atuações e saiu depois de seis meses, em abril de 2022.
Sem clube após a saída do clube francês, Jemerson acertou a volta para o Atlético dois meses depois, em junho de 2022. Na segunda passagem pelo clube que o revelou, o zagueiro já acumula 61 partidas.
Como foi o último Brasil x Inglaterra?
Diante de 85 mil torcedores em Wembley, Brasil e Inglaterra empataram a última partida que disputaram, na última data Fifa de 2017.
O Brasil foi a campo com a formação ideal do técnico Tite, que tinha Neymar, Phillipe Coutinho, Casemiro, Alisson e Daniel Alves – que hoje está preso na Espanha, acusado de estuprar uma mulher de 23 anos.
Já a Inglaterra foi a campo com oito desfalques e jogadores mais acostumados a servir as seleções de base.
Mesmo com o melhor time e com o domínio da posse de bola, a Seleção de Tite pouco conseguiu fazer na partida. Os brasileiros tiveram como obstáculo a grande retranca inglesa, armada em um 3-5-2, que impediu Neymar e companhia de criar grandes chances de gol.
A partida foi o último teste da Seleção em 2017. Após o jogo, a equipe de Tite teve mais duas datas Fifa antes da Copa do Mundo de 2018, disputada na Rússia, em que o Brasil foi eliminado nas quartas de final, pela Bélgica.
Ficha técnica do último Brasil x Inglaterra
- Local: estádio Wembley, em Londres, Inglaterra
- Data: 14 de novembro de 2017, terça-feira
- Hora: 18h (de Brasília)
- Árbitro: Artur Soares Dias (POR)
- Público: 84.595 pessoas
- Cartão Amarelo: Livermore (Inglaterra); Daniel Alves (Brasil)
- Inglaterra: Hart; Gomez, Stones e Maguire; Walker, Livermore (Danny Rose), Dier, Bertrand (Ashley Young) e Loftus-Cheek (Lingard); Rashford (Abraham) e Vardy (Solanke).
Técnico: Gareth Southgate. - Brasil: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto (Fernandinho), Philippe Coutinho (Willian) e Neymar; Gabriel Jesus (Roberto Firmino)
Técnico: Tite.
Banco de reservas: Fernandinho, Willian, Roberto Firmino, Jemerson, Alex Sandro, Douglas Costa, Thiago Silva, Cássio, Giuliano, Diego Ribas, Danilo, Ederson, Taison e Diego Souza