ESTATÍSTICAS DO ATLÉTICO

Atlético busca 10ª participação na Libertadores em 12 anos

Galo tem sido figura assídua no principal torneio do continente e busca nova participação em 2024; vaga pode ser assegurada na 35ª rodada
Foto do autor
Compartilhe

De 2012 em diante, o Atlético se recolocou na briga por grandes títulos e protagonizou uma verdadeira mudança de patamar em âmbito internacional. Prova disso, além das taças erguidas, é a frequência no principal torneio do continente. Na reta final de 2023, o Galo busca assegurar a 10ª participação na Copa Libertadores em 12 anos.

Até 2012, o Atlético tinha disputado a Libertadores somente quatro vezes na história. O clube mineiro teve oportunidades de brigar pelo título que viria a ser conhecido como “A Glória Eterna” em 1972, 1978, 1981 e 2000.

O retorno à competição mais importante das Américas foi conquistado a partir do vice alvinegro na Série A do Campeonato Brasileiro de 2012. Naquela edição, o Fluminense sagrou-se campeão nacional.

O Atlético voltou à Libertadores em grande estilo. Sob a liderança de Ronaldinho Gaúcho, astro do futebol mundial, o Galo foi campeão ao superar o Olimpia-PAR na grande decisão, encerrando um jejum de décadas sem grandes conquistas.

Participante assíduo

De 2013 a 2023, o Atlético disputou nove das 11 edições realizadas da Copa Libertadores. Nesse recorte, os únicos anos em que o Galo esteve fora do torneio foram 2018 e 2020.

A pior campanha do período aconteceu em 2019, quando o Atlético foi eliminado ainda na fase de grupos. Excluindo 2013, o melhor desempenho alvinegro foi registrado em 2021, quando a equipe caiu diante do Palmeiras nas semifinais, de forma invicta.

Busca por nova vaga

Agora, o Atlético se vê próximo de novamente disputar a Libertadores. O time mineiro ocupa a quinta colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, com 57 pontos, e tem seis de vantagem para o Athletico-PR – primeiro clube fora do G6, zona classificatória para o torneio continental.

Paulinho e Hulk, segunda dupla mais artilheira do Atlético no século - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Sob comando de Paulinho e Hulk, Atlético busca vaga na Libertadores de 2024(foto: Pedro Souza/Atlético)

A vaga pode ser assegurada já na 35ª rodada do Brasileirão. Para isso, o Galo precisa vencer o Grêmio na Arena MRV, em Belo Horizonte, às 16h do dia 26 de novembro (um domingo), além de contar com tropeços de concorrentes.

Athletico-PR, Fluminense, São Paulo e Fortaleza são times que ainda podem romper a barreira dos 60 pontos no Brasileirão. O Tricolor das Laranjeiras e o Tricolor Paulista, no entanto, já estão classificados à Libertadores.

Sendo assim, o Atlético torce por tropeços de Furacão e Leão do Pici nos próximos jogos. O Fortaleza receberá o Cruzeiro neste sábado (18/11), às 18h30, na Arena Castelão, em Fortaleza. O Athletico-PR, por sua vez, receberá o Vasco no sábado seguinte (25/11), às 19h30, na Ligga Arena, em Curitiba.

Compartilhe