
O Centro de Informações do Galo (CIGA) foi fundado pelo Atlético em 2018 e aprimorado em 2021. Agora como Sociedade Anônima de Futebol (SAF), o clube pretende investir ainda mais no setor, conferindo maior protagonismo aos dados nas decisões relacionadas ao departamento de futebol alvinegro.
Nos primeiros três anos de operação, o CIGA esteve voltado exclusivamente à análise de mercado por meio da observação de jogos. A partir de 2021, ano mais vitorioso da história do Atlético, o departamento também passou a trabalhar nos setores de captação nas categorias de base, análise de desempenho e analytics.
O último setor trabalhava na sede do Galo, no Bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, e passará a funcionar “integralmente no departamento de futebol”. A informação foi divulgada por Bruno Muzzi, CEO do Atlético, em entrevista concedida na última terça-feira (14/11).
“Uma alteração no futebol é que o CIGA passa a integrar completamente o departamento de futebol. A gente tinha a parte de analytics aqui na sede. Ela ficará integralmente ali no departamento de futebol. Essa é uma mudança importante”, afirmou.
Muzzi ainda revelou que o clube planeja ampliação do quadro de funcionários do CIGA. A intenção do Atlético é que o departamento forneça materiais cada vez mais relevante para pautar as decisões da diretoria de futebol alvinegra.
“A gente deve ampliar um ou dois funcionários ali no CIGA ainda. A gente tem também outro novo sistema de software que está sendo avaliado. Tem uma ampliação no departamento do CIGA, super alinhada com o Rodrigo Caetano e com o Sérgio Coelho, para que a gente, cada vez mais, passe a utilizar um sistema de inteligência de dados dentro do futebol”, acrescentou o CEO.

Gestão de futebol no Atlético
As decisões relacionadas ao futebol são tomadas por um comitê de seis pessoas no Atlético. Os integrantes são: Sérgio Coelho (presidente e líder do grupo), Rodrigo Caetano (diretor de futebol), Bruno Muzzi (questões orçamentárias), Rafael Menin (investidor), Ricardo Guimarães (investidor) e Renato Salvador (investidor).
De acordo com os dirigentes do Galo, qualquer movimentação no futebol alvinegro é analisada e discutida por este comitê. Em caso de possíveis discordâncias, a palavra final é do presidente Sérgio Coelho.
Também em entrevista concedida na última terça-feira, o mandatário assegurou que o Atlético tem investido constantemente na capacitação dos funcionários do futebol. Coelho será concorrente à reeleição para a presidência do clube em 12 de dezembro.
“A gente tem contratado sistemas importantes, feito alguns treinamentos importantes. Estamos qualificando os nossos funcionários sempre.”
Sérgio Coelho, presidente do Atlético