POLÍTICA DO ATLÉTICO

Conselheiro expulso do Atlético dispara: ‘Amansados’

Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais teve mandato cassado por unanimidade e foi expulso do Conselho Deliberativo do Atlético
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O delegado Cláudio Utsch, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), teve mandato cassado pelo Conselho Deliberativo do Atlético na noite desta quinta-feira (30/11). Após reunião realizada na sede do clube mineiro no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, o agora ex-conselheiro benemérito do Galo disparou: “Amansados”.

Cláudio Utsch foi expulso do Conselho Deliberativo do Atlético e do quadro de associados do clube. De acordo com o Galo, a votação teve base em “diversas ofensas” proferidas contra conselheiros da instituição.

“Já esperava, né? Os amansados iam fazer o que fizeram, atropelando o estatuto do clube. Foi aquele negócio. Só tinha amansado aí. Eu? Em hipótese alguma [se ficou chateado com a exclusão]. De jeito nenhum. Isso aí vai ter continuidade. Semana que vem, depois da decisão do título, vão começar a vir à tona certos acontecimentos do ano de 2004 para o Atlético não cair para a Segunda Divisão que aconteceram. A Fifa vai gostar muito de saber disso aí. No mais, nós vamos tomar outras medidas cabíveis aí.”

Cláudio Utsch, agora ex-conselheiro do Atlético

Polêmicas envolvendo Cláudio Utsch e o Atlético

Aliado de Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético, Cláudio Utsch vinha sendo voz ativa na oposição aos atuais gestores do clube. Em 19 de julho, o delegado ingressou com pedido interno para suspender a votação que viria a determinar a transformação do Galo em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

“O processo de criação e venda do controle acionário da SAF está inteiramente viciado. Eis que os responsáveis pela definição do preço, condução do processo e compradores são os mesmos de todo o procedimento, incluindo o presidente e vice do Conselho Deliberativo, integrantes do denominado 4 Rs, grupo colegiado responsável por decidir questões da esfera do Executivo, que pratica atos de administração ao arrepio do estatuto do clube. Portanto, deve a reunião convocada através do edital de criação da SAF e venda do seu controle acionário ser imediatamente SUSPENSA, eis que NULA DE PLENO DIREITO.” Cláudio Utsch, em julho de 2023, ainda como conselheiro do Atlético

Cláudio Utsch, em julho de 2023, ainda como conselheiro do Atlético

Atrito entre Cláudio Utsch e Ricardo Guimarães

Utsch teve “conduta analisada no âmbito do Processo Administrativo Disciplinar instaurado pela Portaria n° 01 de 28/07/2023”, de acordo com o próprio Atlético. Na mesma data, a 10ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte determinou que o delegado removesse “calúnias difamatórias” dirigidas a Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Deliberativo do clube, nas redes sociais.

A ação foi ajuizada pelo próprio Ricardo Guimarães, que ainda cobrou de Cláudio Utsch R$ 51.533,38 em indenização por danos morais e dano material. O empresário foi ofendido pelo delegado em publicação do Coimbra Sports, time de Contagem, no Facebook, em 1° de maio.

Na ocasião, o clube da Região Metropolitana de Belo Horizonte publicou imagem de visita de uma “comitiva de amigos” ao Benfica Campus, centro de treinamento do Coimbra Sports em Contagem. O delegado comentou: “Se gritar ‘pega ladrão’, não fica um”.

Publicação do Coimbra Sports que gerou polêmica no Facebook - (foto: Reprodução/Facebook)
Publicação do Coimbra Sports que gerou polêmica no Facebook(foto: Reprodução/Facebook)
Compartilhe