POLÍTICA DO ATLÉTICO

Conselho do Atlético cassa e exclui integrante processado por calúnia

Opositor ferrenho da atual administração do Atlético, delegado Cláudio Utsch teve mandato cassado pelo Conselho Deliberativo
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Noite agitada nos bastidores políticos do Atlético. Nesta quinta-feira (30/11), o Conselho Deliberativo do clube mineiro votou, de forma unânime, pela cassação do mandato do conselheiro benemérito Cláudio Utsch, opositor ferrenho da atual administração. O delegado da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) também foi excluido do quadro de associados da instituição. Ambos os pleitos foram recomendados pelo Conselho de Ética e Disciplina do Galo.

Conforme apuração de No Ataque junto a fontes do clube, a decisão foi motivada por “ofensas a vários conselheiros”.

Aliado de Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético, Cláudio Utsch vinha sendo voz ativa na oposição aos atuais gestores do clube. Em 19 de julho, o delegado ingressou com pedido interno para suspender a votação que viria a determinar a transformação do Galo em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

“O processo de criação e venda do controle acionário da SAF está inteiramente viciado. Eis que os responsáveis pela definição do preço, condução do processo e compradores são os mesmos de todo o procedimento, incluindo o presidente e vice do Conselho Deliberativo, integrantes do denominado 4 Rs, grupo colegiado responsável por decidir questões da esfera do Executivo, que pratica atos de administração ao arrepio do estatuto do clube. Portanto, deve a reunião convocada através do edital de criação da SAF e venda do seu controle acionário ser imediatamente SUSPENSA, eis que NULA DE PLENO DIREITO.”

Cláudio Utsch, em julho de 2023, ainda como conselheiro do Atlético

Atrito entre Cláudio Utsch e Ricardo Guimarães

Utsch teve “conduta analisada no âmbito do Processo Administrativo Disciplinar instaurado pela Portaria n° 01 de 28/07/2023”, de acordo com o próprio Atlético. Na mesma data, a 10ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte determinou que o delegado removesse “calúnias difamatórias” dirigidas a Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Deliberativo do clube, nas redes sociais.

A ação foi ajuizada pelo próprio Ricardo Guimarães, que ainda cobrou de Cláudio Utsch R$ 51.533,38 em indenização por danos morais e dano material. O empresário foi ofendido pelo delegado em publicação do Coimbra Sports, time de Contagem, no Facebook, em 1° de maio.

Na ocasião, o clube da Região Metropolitana de Belo Horizonte publicou imagem de visita de uma “comitiva de amigos” ao Benfica Campus, centro de treinamento do Coimbra Sports em Contagem. O delegado comentou: “Se gritar ‘pega ladrão’, não fica um”.

Publicação do Coimbra Sports que gerou polêmica no Facebook - (foto: Reprodução/Facebook)
Publicação do Coimbra Sports que gerou polêmica no Facebook(foto: Reprodução/Facebook)

O juiz Luiz Gonzaga Silveira Soares deferiu tutela de urgência, que pode ser aplicada em qualquer situação que apresente ameaça ou risco a uma das partes do processo. A argumentação:

A postagem de texto com conteúdo ofensivo e difamatório junto à fotografia da autora em rede social, ultrapassa o limite da liberdade de expressão, atingindo o direito à imagem e à honra, principalmente, quando ausente provas robustas pertinentes à calúnia difamatória.

Diante do exposto, DEFIRO o pedido de tutela de urgência formulado pelo autor para determinar ao réu que:

I – EXCLUA as postagens de ID 9841004501 e ID 9875917367, no prazo de 05 (cinco) dias, a contar do recebimento da intimação/citação, sob pena de arbitramento de multa diária, em caso de descumprimento.

II – CESSE de publicar quaisquer comentários em desfavor do autor em redes sociais virtuais e aplicativos eletrônicos de troca de mensagens, com conteúdo que denigra a imagem, a honra e a moral do requerente, sob pena de arbitramento de multa diária, em caso de descumprimento
.”

Após votação do Conselho Deliberativo do Atlético, Cláudio Utsch teve cargo de conselheiro benemérito cassado e foi excluído do quadro associativo do clube.

Orçamento aprovado

Na noite dessa quinta-feira, os conselheiros também aprovaram o orçamento da associação. Ou seja, os valores referentes à Sede Administrativa, Vila Olímpica e Clube Larabareda.

Já o orçamento da SAF ainda não tem data para ser divulgado.

Compartilhe