COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR

Atlético terá atacante que disputou Libertadores na Copinha

Galinho contará com a "experiência" de um jovem de 18 anos na briga pelo tetracampeonato da Copinha; conheça trajetória do jogador
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético contará com a “experiência” de um jovem de 18 anos na Copinha (Copa São Paulo de Futebol Júnior), o torneio de base mais importante do Brasil. Trata-se do atacante venezuelano Leandro Rodríguez, que chegou a disputar jogos da Copa Libertadores em 2023.

Leandro Rodríguez é natural de Maturín, capital do estado de Monagas e sexta maior cidade da Venezuela. No local, em setembro de 1987, foi fundado o Monagas Sport Club, time que conquistou o Campeonato Venezuelano de 2017.

Em fevereiro, o Monagas revelou o atacante. Foram 19 jogos pela equipe principal dos “Guerreros del Guarapiche” – cinco deles pela Copa Libertadores.

O Monagas foi o lanterna do Grupo F, liderado pelo Boca Juniors, da Argentina. Leandro Rodríguez teve oportunidade de atuar contra o gigante argentino (duas vezes), contra o Colo-Colo, do Chile (duas vezes), e contra o Deportivo Pereira, da Colômbia. Entrou em todas essas partidas no segundo tempo.

Leandro Rodríguez na Bombonera, um dos palcos mais tradicionais do futebol mundial - (foto: Reprodução/Instagram)
Leandro Rodríguez na Bombonera, um dos palcos mais tradicionais do futebol mundial(foto: Reprodução/Instagram)

A melhor aparição do jovem como profissional aconteceria em 23 de abril. Pela 11ª rodada do Campeonato Venezuelano, Rodríguez saiu do banco de reservas e marcou dois gols na vitória do Monagas sobre a Academia Puerto Cabello, por 3 a 2.

A equipe de Maturín, no entanto, fez temporada decepcionante. O Monagas foi apenas o 11° colocado do “Venezuelanão”, com 30 pontos em 28 jogos.

Leandro Rodríguez no Atlético

Leandro “Jaguar” Rodríguez foi contratado pelo Atlético em agosto de 2020, por empréstimo. O Galo visava, desde o início do projeto, integrar o jogador ao sub-20.

O atacante foi acionado em quatro oportunidades no Campeonato Mineiro da categoria – todas saindo do banco de reservas. O venezuelano não chegou a atuar nos clássicos das semifinais, contra o Cruzeiro, quando o “Galinho” foi eliminado.

O No Ataque recorreu a fontes do Atlético, que informaram que o atleta se destaca pela velocidade e pela qualidade em situações de “mano a mano”. As pessoas consultadas pela reportagem indicam que “Jaguar” está bem adaptado ao clube.

Leandro
Leandro “Jaguar” Rodríguez defende o sub-20 do Atlético(foto: Divulgação/Atlético)

O empréstimo de Rodríguez ao Atlético é válido até julho de 2024. Na negociação entre Galo e Monagas, o passe do atacante foi fixado para possível compra por parte do clube mineiro ao fim do vínculo.

Em janeiro, o venezuelano integrará o grupo que irá em busca do tetracampeonato da Copinha pelo Galinho. O Atlético integra o Grupo 18 do torneio, com sede em Santana de Parnaíba, e enfrentará Floresta-CE, SKA Brasil-SP e Timon-MA.

Compartilhe