Felipão não teve um início fácil no Atlético, mas terminou o ano em alta e levou o time à fase de grupos da Copa Libertadores de 2024. Diante disso, qual foi o maior desafio do técnico na temporada?
O treinador foi anunciado pelo Galo em junho e demorou nove jogos para conseguir a primeira vitória. Um dos motivos para essa sequência negativa foi a dificuldade de adaptação dele ao elenco.
Segundo Felipão, o principal desafio foi encaixar as características do time com as próprias. As contratações do clube foram feitas em conjunto com Eduardo Coudet, que comandou o Galo no primeiro semestre.
“O maior desafio foi que nós pegamos uma equipe em que tínhamos a forma de jogar ou alguns jogadores com características um pouco diferente de quando você começa ou monta uma equipe, ‘eu quero esse ou aquele’. Quando você monta, tem aquela ideia”, disse Felipão, na última entrevista coletiva do ano.
Melhora do Atlético com Felipão
Após a sequência ruim, Felipão engatou bons resultados no comando do Atlético e levou a equipe a melhor campanha no returno do Campeonato Brasileiro. Para ele, as conexões foram se estabelecendo ao longo do tempo.
“Fomos fazendo, aos poucos, essas conexões entre nós para que pudéssemos ter um estilo de jogo parecido com o que eu acho correto e que eles também estão acostumados a jogar dentro das suas características. O Atlético tinha sido montado dentro das características que o treinador anterior que estava aqui montou”, afirmou.
Por fim, o treinador elogiou os profissionais do Atlético e se mostrou muito feliz com a primeira temporada no clube.
“Por isso eu fico satisfeito. Estou feliz porque o ambiente no Atlético é um que encontrei em quatro ou cinco times. Poucos times têm esse ambiente, essa estrutura que o Atlético dá aos seus jogadores, um centro de treinamento espetacular como o Atlético tem. E as pessoas que trabalham no Atlético são muito boas, fazem aqui com muito carinho e dedicação. Assim é bom de trabalhar”, finalizou.
Felipão terminou o ano com 31 jogos no comando do Atlético. Foram 14 vitórias, oito empates e nove derrotas.