ATLÉTICO

Rodrigo Caetano decide seguir no Atlético em 2024

Mesmo com interesse do Corinthians, Rodrigo Caetano optou por continuar no Galo na próxima temporada; entenda cenário
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Fim da novela! O diretor de futebol Rodrigo Caetano decidiu seguir no Atlético em 2024. Alvo frequente de sondagens no mercado da bola, o executivo é peça fundamental do projeto da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Galo e optou por permanecer no clube mineiro na próxima temporada.

O interesse mais concreto na contratação de Rodrigo Caetano era do Corinthians. Novo presidente do Timão, Augusto Melo havia estabelecido o nome do diretor como prioridade.

Rodrigo recebeu convite do Corinthians, mas não chegou a abrir negociações. Junto à família, o diretor decidiu seguir em Belo Horizonte.

A informação foi antecipada pela Goal e confirmada pela reportagem de No Ataque nesta quinta-feira (14/12).

Rodrigo Caetano na SAF do Atlético

O clube-empresa alvinegro seguirá tomando decisões relacionadas ao futebol a partir da gestão de um comitê. Esse grupo é composto por seis pessoas.

Além de Rodrigo Caetano, integram essa gestão: Sérgio Coelho (presidente do clube), Bruno Muzzi (CEO, mais focado na parte orçamentária), Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador (investidores da SAF).

O diretor de futebol do Atlético goza de grande prestígio interno. A boa relação com os investidores do clube mineiro também pesou para a continuidade da parceria.

Trajetória de Rodrigo Caetano no Atlético

Rodrigo Caetano foi anunciado como diretor de futebol do Atlético em janeiro de 2021. O executivo chegou ao Galo como sucessor de Alexandre Mattos, hoje homem forte do futebol do Vasco.

Já com a espinha dorsal de um elenco forte montado para 2020, Caetano foi peça-chave para as contratações de Hulk e Nacho Fernández no primeiro ano de trabalho.

A primeira temporada foi de estrondoso sucesso, com títulos do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Dali em diante, com restrições orçamentárias em virtude do aumento da dívida do Atlético, o clube passou a priorizar contratações que não exigissem investimento para aquisição de direitos econômicos junto a outros clubes.

Em 2022, o Galo ficou com os títulos do Campeonato Mineiro e da Supercopa do Brasil. Novos reforços vieram para 2023 – a maioria, mais uma vez, “sem custos” nas transferências.

Outro grande acerto do diretor no comando do futebol alvinegro foi o atacante Paulinho, que rapidamente se identificou com o clube e marcou 31 gols na temporada recém-findada. A princípio, o jogador veio de empréstimo do Bayer Leverkusen (Alemanha). Depois, ao fim do contrato com os alemães, assinou em definitivo com o Atlético.

O Galo ficou apenas com o título do Campeonato Mineiro em 2023. Ainda assim, protagonizou campanha de recuperação no returno do Campeonato Brasileiro e assegurou vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2024.

Rodrigo Caetano e o futuro no Galo

O diretor de futebol ainda trabalha com orçamento limitado e terá cerca de R$ 40 milhões para investir em reforços para 2024. O clube foca no setor ofensivo e busca um meia-atacante, um atacante de velocidade e um centroavante.

Com contrato até 2026, Rodrigo Caetano seguirá conduzindo as negociações do Atlético no mercado da bola. Respaldado pela SAF, o diretor de futebol segue sendo visto como peça-chave do projeto alvinegro.

Compartilhe