Agora ex-zagueiro do Atlético, Réver Humberto Alves Araújo está apto a treinar times profissionais no futebol brasileiro. O ex-jogador concluiu curso da CBF Academy que concede a Licença A – a “maior” do esporte no país.
Réver vinha se capacitando há mais de um ano para o pós-carreira como atleta profissional de futebol. De acordo com o diretor de futebol Rodrigo Caetano, o ex-zagueiro deve assumir o cargo de coordenador de transição nas categorias de base do Atlético.
Réver será mais um nome histórico do Galo a seguir trabalhando no clube após “pendurar as chuteiras”. São os casos do ex-goleiro Victor (gerente de futebol), do ex-zagueiro Leo Silva (auxiliar técnico do sub-20) e do ex-atacante Éder Aleixo (membro da comissão fixa).
Licença A da CBF
De acordo com a CBF Academy, a Licença A é um programa voltado para treinadores, “com ênfase no treinamento e na gestão de atletas e equipes de futebol em nível profissional”. O curso oferece conteúdos e métodos para estruturação e planejamento de treinamentos, além de temas relacionados à montagem de elenco, periodização técnica e tática e fundamentos de liderança.
Para ter a Licença A, é necessário ter concluído a Licença B da CBF Academy ou ter experiência comprovada de, no mínimo, cinco anos como treinador principal de equipes profissionais e ensino médio completo. O investimento necessário para fazer o curso é de R$ 10.500,00.
Trajetória de Réver no Atlético
Um dos maiores ídolos da história do Atlético, Réver marcou 31 gols em 353 partidas com a camisa preta e branca. Foram duas passagens (2010 a 2014 e 2019 a 2023) pelo clube mineiro.
O ex-zagueiro divide com o ex-goleiro João Leite o posto de maior campeão da história do Galo, com 12 títulos. Representando o alvinegro, Réver conquistou seis Campeonatos Mineiros, uma Copa Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, duas Copas do Brasil, um Campeonato Brasileiro e uma Supercopa do Brasil.