O futebol também é marcado por histórias de superação, e o atacante Alan Kardec quer escrever uma destas no Atlético. É o que garante o pai do jogador, que leva o mesmo nome e conversou com a reportagem de No Ataque neste sábado (16/12). O carioca assegura que o atleta quer “provar seu valor” no Galo.
Alan Kardec tem contrato com o Atlético até dezembro de 2024. Até aqui, a trajetória do atacante com a camisa preta e branca tem sido marcada por problemas físicos, decisivos negativamente para impedir uma sequência de jogos.
Em novembro de 2022, o atleta precisou passar por procedimento cirúrgico para a retirada de uma hérnia de disco lombar. O período de recuperação exigiu grande dedicação, mas, no retorno aos gramados, Kardec acabou sofrendo fratura por estresse no pé direito. Um novo baque.
O retorno só viria a ocorrer em junho deste ano. Após oito meses longe dos campos, o atacante voltou ao Atlético com gol na derrota diante do Fortaleza (2 a 1), na Arena Castelão, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Dificuldade de “encaixe” no Atlético
No segundo semestre, Alan Kardec viu de perto o crescimento da dupla Paulinho e Hulk no Atlético. Diante do sucesso com a formação 4-4-2 no Galo, Felipão não deu muitas oportunidades ao experiente atleta de 34 anos na segunda metade do ano.
Em outubro, uma nova lesão. O atacante enfrentou problema muscular na coxa direita e passou mais duas semanas como desfalque.
Ao todo, são apenas três gols e uma assistência em 28 jogos (somente dois como titular) com a camisa preta e branca. Números condicionados, é claro, pelos problemas físicas e pelo baixo número de chances.
Pai fala em “desejo de volta por cima”
Aos 66 anos, o pai de Alan Kardec assegura comprometimento total do jogador com o clube mineiro. Em contato com a reportagem de No Ataque, Alan Kardec lamentou as lesões do filho, mas valorizou seu histórico como atleta profissional de futebol.
“Olhem para o histórico dele. Temporada brilhante no Santos com Neymar, com Ganso. Brilhante no São Paulo. Muito bem no Palmeiras, virando ídolo… Se tornou o maior artilheiro estrangeiro do Chongqing Dangdai, na China”, iniciou.
Em seguida, o pai do atacante destacou a adaptação do filho a Belo Horizonte e o carinho pela torcida do Atlético. Ele assegura que o desejo do jogador é “fazer uma temporada em altíssimo nível” em 2024.
“Ele está bem adaptado. Gostou de Minas Gerais e principalmente da torcida do Atlético. Acha Belo Horizonte uma cidade extremamente acolhedora. A vontade dele é cumprir o contrato e fazer uma temporada em altíssimo nível. Provar que é um jogador que faz muitos gols e não faz corpo mole.”
Alan Kardec, pai do atacante do Atlético
Alan Kardec foi contratado pelo Atlético em junho de 2022, após curta passagem pelo Shenzhen FC, da China. Àquela altura, o jogador estava livre no mercado.
Ao questionar fonte do clube sobre a situação do atacante, a reportagem ouviu: “Ele tem contrato”. A tendência de momento, portanto, é que Kardec siga integrando o elenco alvinegro em 2024 e tenha oportunidade de dar a desejada volta por cima com a camisa preta e branca.