O Atlético pode ter, em 2024, até 1/3 do elenco composto por jogadores formados nas divisões de base. O clube deve contar com cerca de nove jovens no profissional, o que representaria 30% do total.
Alguns deles já estão há mais tempo no grupo principal, casos dos goleiros Matheus Mendes e Gabriel Delfim e do lateral-esquerdo Rubens.
Outros subiram em 2023. São eles o volante Paulo Vitor, e os atacantes Alisson e Cadu. Agora, o lateral-direito Vitor Gabriel, o zagueiro Rômulo e o atacante Isaac devem ser incorporados de vez às opções para o técnico Felipão.
Desses, Vitinho, como é conhecido o ala, é o único que vai disputar a próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro. Ainda assim, a tendência é que ele faça parte do profissional na sequência.
Isaac, por sua vez, vive um imbróglio com o Atlético. O atacante tem contrato com o clube até abril de 2024, e as partes ainda não chegaram a acordo para renovação.
No grupo há também o zagueiro Jemerson, que foi revelado pelo Galo em 2013, vendido em 2016 e retornou ao clube em 2022. Ele chegou a ser titular em algumas partidas de 2023.
Outros nomes
O Atlético ainda pode contar com outros atletas da base no grupo principal. Os que mais chamam a atenção são os meias Yan Philipe e Iseppe, que estão inscritos na Copinha. Quem se destacar na competição pode ser promovido pelo bom desempenho.
Apesar da grande quantidade de jovens, Felipão tem dado poucas oportunidades aos recém-saídos da base. Em 2023, apenas Alisson e Cadu tiveram chances, e ambos foram acionados no final das partidas.
A tendência, no entanto, é que isso melhore no começo da próxima temporada. O treinador do Galo já sinalizou que deve oportunizar mais os jovens ao longo do Campeonato Mineiro.
Possível elenco do Atlético para o início de 2024:
- Goleiros (3): Everson, Matheus Mendes* e Gabriel Delfim*
- Laterais-direitos (3): Mariano, Saravia e Vitor Gabriel*
- Zagueiros (5): Mauricio Lemos, Jemerson**, Igor Rabello, Bruno Fuchs e Rômulo*
- Laterais-esquerdos (2): Guilherme Arana e Rubens*
- Volantes (5): Otávio, Rodrigo Battaglia, Edenilson, Alan Franco e Paulo Vitor*
- Meias (4): Zaracho, Igor Gomes, Pedrinho e Patrick
- Pontas (2): Pavón e Alisson*
- Atacantes (6): Hulk, Paulinho, Eduardo Vargas, Alan Kardec, Cadu* e Isaac*
- Total: 30
Atletas da base: 9
* Jogadores revelados pelo Atlético
** Foi revelado pelo Atlético, mas vendido e depois retornou