MERCADO DA BOLA

Diretor do Atlético explica critérios para renovação com Mariano

Decisão do Atlético em renovar com Mariano, de 37 anos, gerou debates entre atleticanos nas redes sociais; diretor explicou motivos
Foto do autor
Compartilhe

Em 21 de novembro, o Atlético anunciou decisão que repercutiu consideravelmente nas redes sociais: a renovação de contrato com o lateral-direito Mariano, de 37 anos, até o fim de 2024. A decisão desagradou parte da torcida, que manifestou descontentamento com a performance recente do atleta. Na última quarta-feira (20/12), Rodrigo Caetano, diretor de futebol do Galo, explicou os critérios que pesaram para a ampliação da parceria com o experiente jogador.

Mariano se prepara para mais uma temporada representando a camisa preta e branca. Até aqui, foram 162 jogos pelo Atlético, com um gol e 10 assistências.

Em 2023, o jogador revezou na titularidade da lateral direita com o argentino Renzo Saravia, de 30 anos, que também teve contrato renovado pelo Galo. Em entrevista ao jornalista Breno Galante, Caetano apontou os motivos que levaram o Atlético a estender o vínculo de Mariano.

“O critério foi, principalmente, a performance dele, a qualidade dele, o líder que ele é. E o mercado. A verdade é essa. Se você for pegar, ele e Saravia se revezaram ao longo do ano em número de jogos. E o Mariano ainda tem, na nossa concepção, lenha para queimar. Além de ser, realmente, um dos grandes líderes desse grupo. Líder positivo. Penso eu que foram raros os jogos em que ele não esteve bem. Nos dá uma segurança muito grande.”

Rodrigo Caetano, diretor de futebol do Atlético

Mariano aceitou adequação salarial

O diretor de futebol do Galo ainda destacou a adequação salarial aceita por Mariano, que reduziu os vencimentos pagos ao atleta. De toda forma, Caetano assegura que esse não foi um fator determinante para a renovação.

“Sim, teve [diminuição salarial], mas não foi isso [que pesou]. Justamente por conta do prazo. Nós diminuímos o prazo. Ele ainda vinha sob um contrato da época em que veio da Europa. Foi prorrogado apenas. Dessa vez, nós fizemos a renovação de um ano para termos justamente um jogador que nos desse essa segurança ali na lateral direita quando precisar, ou quando iniciar, não importa”, pontuou.

Mariano em treino do Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Mariano, lateral-direito do Atlético(foto: Pedro Souza/Atlético)

Renovação de Mariano “atrapalha” planos com Vitinho?

Além de Mariano e Saravia, o Atlético contará com o promissor Vitor Gabriel, de apenas 17 anos, no elenco profissional em 2024. O jovem disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro e desperta grandes expectativas por parte da torcida do Galo.

Caetano disse acreditar que a renovação com Mariano não “atrapalha” os planos do Atlético para lançar “Vitinho” como atleta profissional.

“Talvez não, talvez facilite ele na formação. Vitinho vai jogar a Copa São Paulo, até por ser o mais jovem deles. Todos eles vão ter a sua devida importância. Todos eles tiveram seus contratos renovados. Vão passar por esse processo de maturação. Não conheço nenhum treinador que opte por um jogador que esteja pior em detrimento do melhor no momento. Isso não existe.”

Rodrigo Caetano, diretor de futebol do Atlético

Com a camisa preta e branca, Mariano conquistou quatro Campeonatos Mineiros (2020 a 2023), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022). O lateral-direito faz parte de uma das gerações mais vencedoras da história do clube.

Compartilhe