A cobrança por maior aproveitamento de atletas advindos das categorias de base é frequente entre torcedores do Atlético. Com o objetivo de reverter esse cenário e passar a revelar mais jogadores, o Galo promoveu sete jovens formados pelo clube ao elenco profissional para 2024.
A informação foi divulgada no documento “Três anos para a posteridade”, produzido pela gestão do presidente Sérgio Coelho e entregue a jornalistas na sede do Atlético, em Belo Horizonte, na última segunda-feira (18/12). Entre outros pontos, os slides destacam o crescimento do investimento nas categorias de base do Galo nos últimos anos.
De acordo com o documento, o clube empregou R$ 13 milhões nas categorias de base em 2020, último ano do mandato de Sérgio Sette Câmara. Já em 2023, foram R$ 30 milhões destinados à formação de jovens.
Jogadores promovidos ao profissional
Ao longo de 2023, o Atlético contou com a participação de diversos jovens das categorias de base na maioria dos treinos do time profissional na Cidade do Galo. Ao fim do ano, sete deles foram “aprovados” para fazer parte do elenco principal em 2024.
Foram eles: o goleiro Gabriel Delfim, o lateral-direito Vitinho, o zagueiro Rômulo, o volante Paulo Vitor, o meia-atacante Alisson e os atacantes Cadu e Isaac.
Todos eles foram relacionados para partidas do Atlético durante a temporada, mas somente Alisson chegou a receber chances com o técnico Felipão. O jogador de 18 anos entrou em cinco jogos do Campeonato Brasileiro sob o comando do experiente treinador gaúcho.

Entre os atletas promovidos, há uma situação pendente. O atacante Isaac, de 19 anos, só tem vínculo com o Galo até abril e já pode assinar pré-contrato com outro clube.
Assim, o jogador pode deixar o clube mineiro ao fim do contrato “de graça”, sem lucros para o alvinegro. O Atlético, de toda forma, trabalha há meses junto ao staff do atacante pela renovação.
Elenco do Atlético para o início de 2024
- Goleiros (3): Everson, Matheus Mendes e Gabriel Delfim
- Laterais-direitos (3): Mariano, Saravia e Vitor Gabriel
- Zagueiros (5): Mauricio Lemos, Jemerson, Igor Rabello, Bruno Fuchs e Rômulo
- Laterais-esquerdos (2): Guilherme Arana e Rubens
- Volantes (5): Otávio, Rodrigo Battaglia, Edenilson, Alan Franco e Paulo Vitor
- Meias (4): Zaracho, Igor Gomes, Pedrinho e Patrick
- Pontas (2): Pavón e Alisson
- Atacantes (6): Hulk, Paulinho, Eduardo Vargas, Alan Kardec, Cadu e Isaac
Total: 30
Jogadores formados nas categorias de base do Atlético: 10