O Atlético está próximo de anunciar a contratação de um jogador de futebol bastante “peculiar”. Perto de completar 30 anos, o meio-campista paulista Gustavo Scarpa alimenta paixão por skate, livros, cubos mágicos e doces. E compartilha tudo isso nas redes sociais.
Ídolo do Palmeiras, Scarpa foi multicampeão pelo time alviverde. Colecionou gols, assistências e muitas taças. Mas também ficou marcado com os torcedores pela irreverência fora das quatro linhas.
Em entrevista à Gazeta Esportiva, em novembro de 2022, o meio-campista destacou a importância dos hábitos não relacionados ao futebol para evoluir na carreira como jogador profissional.
“Não só o skate, mas o hábito da leitura também fortaleceu muito minha mente. Me ajudaram a sair um pouco da bolha do futebol em que eu estava. Foram essenciais para que eu pudesse me reinventar dentro do Palmeiras e dar a volta por cima no clube.”
Gustavo Scarpa, meio-campista
Skate como estilo de vida
O skate foi o fator propulsor para que o meio-campista criasse o Instituto Gustavo Scarpa, que visa principalmente estimular a prática de esportes entre jovens. O primeiro projeto é uma pista de skate em Hortolândia, cidade natal do jogador, localizada na Região Metropolitana de Campinas, em São Paulo.
A obra está seguindo em frente em área cedida pela Prefeitura de Hortolândia. O atleta ficou responsável pelo projeto e pela captação de recursos junto à iniciativa privada por meio de leis de incentivo fiscal.
Paixão pela literatura
Nos últimos anos, o meia que está próximo de ser jogador do Atlético também viralizou nas redes sociais pelas críticas literárias – algumas bem humoradas, outras em tom mais sóbrio. Leitor assíduo, Gustavo Scarpa faz comentários sobre livros no Instagram. Veja alguns dos exemplos nas fotos abaixo.
Cubos mágicos
Os cubos mágicos também são um hobby importante para Scarpa. O jogador já apareceu com um desses objetos até mesmo em comemoração de título do Palmeiras.
No Instagram, compartilhou vídeos montando cubos mágicos em mais de uma oportunidade. O meio-campista demonstrou inteligência para “solucionar” até mesmo os mais complexos, como o 8×8 e o 11×11.
“Fissura” por doces
Por fim, outras paixões de Gustavo Scarpa são os doces. Entusiasta dos biscoitos recheados e das latas de leite condensado, Scarpa também já comemorou conquistas na carreira com vídeos “se esbaldando” com as guloseimas nas redes sociais.
Dentro de campo…
No futebol brasileiro, o meio-campista teve sucesso. Do fim de 2014 ao fim de 2017, foram 26 gols e 36 assistências em 151 jogos pelo Fluminense, além de uma breve passagem por empréstimo pelo Red Bull Brasil. Com o Tricolor das Laranjeiras, Scarpa conquistou a Primeira Liga de 2016.
O paulista de Campinas se transferiu ao Palmeiras em janeiro de 2018. Após longa batalha judicial, no fim das contas, o Verdão desembolsou 1,5 milhão de euros junto ao Fluminense e outros 4,5 milhões de euros junto ao atleta e seus empresários, entre luvas e comissões, para contar com o futebol de Scarpa.
No Palmeiras, o meio-campista viveu os melhores momentos da carreira. Entre o início de 2018 e o fim de 2022, foram 44 gols e 59 assistências em 233 partidas, com status de peça fundamental para um dos elencos mais vitoriosos da história do clube.
Com o Verdão, Scarpa conquistou dois Campeonatos Paulistas (2020 e 2022), dois Campeonatos Brasileiros (2018 e 2022), duas Copas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020) e uma Recopa Sul-Americana (2022). Acumulou boas atuações, prêmios individuais e, ao fim do ano passado, deixou o Palmeiras sem custos para defender o Nottingham Forest, da Inglaterra.
Desafios na Europa
Mesmo com excelentes números no futebol brasileiro, Scarpa encontrou dificuldades para se provar na Europa. Na segunda metade da temporada 2022/2023, com o Nottingham Forest, o meio-campista disputou apenas 10 jogos e não participou de gols.
Fora dos planos do clube inglês, o atleta foi emprestado ao Olympiacos, da Grécia – clube que defende nos dias atuais. No novo time, Scarpa também fez 10 partidas e ainda não contribuiu com gols ou assistências.
Gustavo Scarpa está por detalhes de ser o primeiro reforço do Atlético para 2024. As partes envolvidas trocam documentos para a assinatura do novo contrato do jogador, válido com o Galo por quatro temporadas.