Presidente do Atlético, Sérgio Coelho admitiu que cogita acionar a Fifa para tentar mudar as regras de classificação ao Super Mundial de Clubes de 2025. A chance de sucesso nesse tipo de ação é mínima.
O mandatário afirmou pensar nessa possibilidade para facilitar o caminho do Atlético na busca por um lugar na primeira edição da competição, que será nos Estados Unidos.
Neste momento, o Galo só conseguiria classificação se vencer a Copa Libertadores de 2024. Sérgio Coelho deseja que o clube também dispute uma das vagas via ranking de clubes da Fifa.
“Nós vamos analisar essa situação com muito carinho, sim. E se a gente vir que temos possibilidades de estar pelo ranking, vamos brigar pela vaga, sim. A gente sabe que as determinações da Fifa são quase irredutíveis, mas temos que fazer a nossa parte. Não ficamos quietos, não”, disse nesta terça-feira (26/12), em entrevista ao canal do jornalista Breno Galante no YouTube.
“Mas nós não vamos perder o foco, não. A Libertadores nós vamos ganhar dentro de campo, se Deus quiser. Vamos entrar para ser protagonistas na Copa Libertadores. Paralelamente, fora das quatro linhas, se tivermos possibilidade de estar pelo ranking da Fifa, será ótimo”, prosseguiu.
“Se um ‘anjinho da guarda’ viesse me perguntar agora: ‘Presidente, você quer entrar pelo ranking ou pela Libertadores?’ É claro que pela Libertadores. Mas, por garantia, se não chegar por um lado e for de forma justa, correta… Não quero tirar outro clube para beneficiar o Galo. Prefiro não ir. Não quero nada que não seja nosso. Mas se é nosso e a gente tem o direito, vamos lutar por ele”, completou.
Atlético no Super Mundial de Clubes 2025?
Explica-se: a organização destinou seis das 32 vagas no torneio a clubes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Dessas, quatro são dos campeões da Copa Libertadores de 2021 (Palmeiras), 2022 (Flamengo), 2023 (Fluminense) e 2024.
As outras duas serão destinadas aos melhores colocados no ranking de clubes sul-americanos da Fifa. Respectivamente líder e vice-líder da lista, Palmeiras e Flamengo já estão qualificados para o Mundial. Portanto, não entram na disputa.
O terceiro colocado é justamente o Atlético, que teoricamente poderia herdar uma vaga na competição. No entanto, há uma regra que limita a quantidade de equipes por país e impossibilita a classificação do Galo via ranking.
Como o Brasil já tem três classificados ao Mundial (Palmeiras, Flamengo e Fluminense), os outros times brasileiros ficam impedidos de disputar uma vaga por esse critério. Assim, a única chance de o Galo ir à competição é ganhar a Libertadores de 2024.