ATLÉTICO

Como Scarpa pode ser utilizado por Felipão no Atlético

Reforço do Galo, meia pode ser utilizado de diferentes formas pelo técnico; veja as possíveis formações
Foto do autor
Compartilhe

A contratação de Gustavo Scarpa gera muitas expectativas aos torcedores do Atlético. Melhor jogador do Campeonato Brasileiro em 2022, o meia de 29 anos pode agregar de diferentes formas ao time de Felipão, que ganha uma ótima opção para montar o esquema do time na próxima temporada.

O Galo terminou 2023 em um 4-4-2, com Otávio e Edenilson como volantes, Zaracho e Igor Gomes como meias, e a dupla Paulinho e Hulk na frente. Neste sentido, a tendência é que Scarpa seja acionado na esquerda, no lugar de Igor. Outra provável mudança é o retorno de Rodrigo Battaglia, que estava lesionado.

No Palmeiras, a nova contratação do Atlético atuou pelos dois lados e até mesmo como um ala. A entrada do lado esquerdo se torna mais provável a partir da qualidade de Zaracho, que deve se manter como titular, e o fato de Felipão não utilizar o argentino como volante.

Scarpa e Felipão no Palmeiras - (foto: Divulgação / Palmeiras)
Felipão e Gustavo Scarpa foram campeões brasileiros em 2018, pelo Palmeiras(foto: Divulgação / Palmeiras)

Mas e se Felipão mudar de ideia?

O futebol é dinâmico, e por isso não é impossível pensar que Felipão pode mudar a função de Zaracho para um melhor funcionamento coletivo do Atlético. O treinador, inclusive, testou diferentes formações antes de encontrar o que considera como ideal.

Neste caso, Scarpa poderia ser utilizado na direita, e Igor Gomes retornaria ao time titular na mesma posição em que terminou 2023. Caso Felipão prefira manter o reforço na esquerda, Pavón ou Pedrinho poderiam ser acionados do outro lado, deixando a equipe mais ofensiva.

Com o elenco atual do Atlético, é improvável que Felipão altere drasticamente o esquema tático da equipe. Isso porque Paulinho e Hulk tiveram as melhores performances como dupla de ataque e um rendimento pior quando o primeiro atuou mais na ponta-esquerda. 

Os possíveis posicionamentos do Atlético com a chegada de Scarpa. Foto: Reprodução/ShareMyTactics

Scarpa no Atlético

O Atlético pagou 5 milhões de euros (R$ 26,8 milhões na cotação atual) ao Nottingham Forest, da Inglaterra, pela contratação de Scarpa, que assinou contrato até o fim de 2027. O atleta estava emprestado ao Olympiacos, da Grécia. 

Na Europa, o meia não conseguiu repetir o bom futebol que apresentou no Brasil. Foram 21 jogos desde janeiro de 2023, sem sequências como titulares em ambos os times.

Se o cenário foi de dificuldades para adaptação ao futebol europeu, Scarpa foi protagonista no futebol brasileiro. O meio-campista deixou o Brasil após receber o tradicionalíssimo prêmio Bola de Ouro, da ESPN, como melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2022. 

No Palmeiras, o meio-campista viveu os melhores momentos da carreira. Entre o início de 2018 e o fim de 2022, foram 44 gols e 59 assistências em 233 partidas, com status de peça fundamental para um dos elencos mais vitoriosos da história do clube.

Com o Verdão, Scarpa conquistou dois Campeonatos Paulistas (2020 e 2022), dois Campeonatos Brasileiros (2018 e 2022), duas Copas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020) e uma Recopa Sul-Americana (2022). 

Scarpa chega ao Atlético com status de titular e grande reforço para a temporada de 2024. Ele e o restante do elenco vão se apresentar na Cidade do Galo em 8 de janeiro. 

Compartilhe