ATLÉTICO

Atlético muda estratégia e se apresenta com menor número de reforços na década

Diretoria e comissão técnica confiam na base do elenco formada nas últimas temporadas e apostam em contratações pontuais
Foto do autor
Compartilhe

Nada dos tradicionais “pacotões” ou de contratações “a baciadas”. Em 2024, o Atlético aposta em reforços pontuais para fortalecer a base de um elenco já considerado de alto nível. Não à toa, o clube inicia a temporada com o menor número de aquisições na década.

O grupo atleticano se apresenta na Cidade do Galo nesta segunda-feira (8/1), às 15h, para começar a preparação. Até aqui, o único reforço anunciado é o meio-campista Gustavo Scarpa, comprado por 5 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões) ao Nottingham Forest-ING.

O investimento alto por um atleta de 29 anos se explica. Internamente, diretoria e comissão técnica alvinegras creem que o armador tem condições de mudar o patamar do time. Afinal, Scarpa brilhou com a camisa do Palmeiras e rumou à Europa ao fim de 2022 como o melhor jogador do Campeonato Brasileiro.

Com o novo contratado, o Atlético entende que resolve a indefinição sobre a titularidade no meio-campo. Polivalente, o ex-palmeirense pode atuar na lateral esquerda e nas duas pontas da linha de meias, mas gosta mesmo de jogar como um ’10’ centralizado. Com Paulinho e Hulk à frente, formará um trio ofensivo de quase 150 participações em gols nos dois últimos anos.

Mudança de estratégia no mercado

O Galo ainda não encerrou as buscas no mercado. Contudo, as ações mais “tímidas” – ou “pontuais”, como prefere dizer o diretor de futebol Rodrigo Caetano – indicam uma mudança de postura na captação de novos atletas.

“Buscamos posições pontuais. Não acreditamos em reformulação. O Galo busca melhoria. Devemos buscar, no máximo, três peças para integrar o elenco que nós temos”, argumentou o dirigente, em entrevista coletiva em 18 de dezembro, na sede administrativa do Atlético, em Belo Horizonte.

Esta é a primeira vez desde 2015 que o Atlético se apresenta para uma temporada com apenas um reforço anunciado. Há dez anos, o único contratado antes da volta do elenco à Cidade do Galo era o centroavante Lucas Pratto.

Naquele momento, porém, a diretoria comandada pelo então presidente Daniel Nepomuceno já tinha encaminhado a chegada de um outro reforço. O volante Danilo Pires fazia exames médicos na data da apresentação do elenco e só depois foi anunciado oficialmente.

Por outro lado, o início de temporada com mais reforços nos últimos dez anos foi 2018. Na ocasião, o clube pregava o “rejuvenescimento” do elenco – nas palavras do então presidente Sérgio Sette Câmara. Para isso, contratou cinco atletas: o lateral-direito Samuel Xavier, o volante Arouca e os atacantes Róger Guedes, Erik e Ricardo Oliveira.

Curiosamente, o segundo ano que começou com mais reforços nesse período foi 2023, já sob a batuta da atual gestão. Foram quatro nomes anunciados antes da apresentação: o lateral-direito Paulo Henrique, o zagueiro Bruno Fuchs, o meio-campista Edenilson e o atacante Paulinho.

Desta vez, os rumos são outros. No Atlético, a ordem do dia é apostar em Everson, Guilherme Arana, Zaracho, Hulk, Paulinho e companhia.

Reforços anunciados pelo Atlético até a apresentação do elenco

  • 2024: 1 reforço (Gustavo Scarpa) – reapresentação em 8 de janeiro
  • 2023: 4 reforços (Paulinho, Bruno Fuchs, Paulo Henrique e Edenilson) – reapresentação em 3 de janeiro
  • 2022: 3 reforços (Diego Godín, Ademir e Fábio Gomes) – reapresentação em 17 de janeiro
  • 2021: 3 reforços (Hulk, Dodô e Nacho Fernández) – reapresentação em 25 de fevereiro
  • 2020: 2 reforços (Hyoran e Mailton) – reapresentação em 8 de janeiro
  • 2019: 2 reforços (Réver e Guga) – reapresentação em 3 de janeiro
  • 2018: 5 reforços (Róger Guedes, Erik, Samuel Xavier, Arouca e Ricardo Oliveira) – reapresentação em 4 de janeiro
  • 2017: 3 reforços (Danilo, Felipe Santana e Rafael Moura) – reapresentação em 7 de janeiro
  • 2016: 3 reforços (Erazo, Cazares e Hyuri) – reapresentação em 4 de janeiro
  • 2015: 1 reforço (Lucas Pratto) – reapresentação em 7 de janeiro
Compartilhe