Apesar de ter mantido quase todo o elenco para 2024, o Atlético inicia a temporada com disputa aberta em quatro posições. O técnico Felipão deverá manter a base do time titular que terminou a última temporada, mas tem algumas indefinições.
A começar pela zaga. O uruguaio Maurício Lemos foi o mais regular no setor e contou com diferentes parceiros ao longo do ano passado. Jemerson ganhou mais oportunidades, mas caso Igor Rabello e Bruno Fuchs tenham sequências sem lesões, isso pode mudar.
Na lateral direita, Mariano foi titular em 30 jogos em 2023, enquanto o argentino Saravia começou 29 partidas. O primeiro tem 37 anos e sofreu com lesões, o que pode facilitar a disputa para o ‘hermano’. O jovem Vitor Gabriel, de 17 anos, corre por fora na disputa.
Disputa no meio-campo
O Atlético terminou a temporada passada com Otávio e Edenilson como dupla de volante titular. No entanto, o argentino Rodrigo Battaglia estava lesionado e não pôde ser utilizado por Felipão na reta final.
Com a volta do camisa 21, a tendência é que um dos dois citados percam a vaga na escalação inicial, já que Battaglia pode atuar tanto como primeiro quanto como segundo volante.
Um pouco mais à frente, Gustavo Scarpa chega com status de titular, mas terá que conquistar o espaço dentro de campo, como disse Felipão, em entrevista coletiva na Cidade do Galo.
“Ele tem que mostrar. Nós sabemos e conhecemos, mas ele precisa mostrar aos amigos de competição que pode ser superior em determinada posição. Eu já o conheço, mas ele precisa conhecer o grupo, a forma de jogar do Atlético e ver se encaixa perfeitamente”, comentou.
Com isso, a probabilidade maior é que Igor Gomes inicie como meia-esquerda. Rubens, Pavón e Patrick também podem ser utilizados no setor.
Time titular do Atlético
As demais posições estão praticamente ‘definidas’. Everson, Mauricio Lemos, Guilherme Arana, Battaglia, Zaracho, Paulinho e Hulk só perdem a vaga no time titular caso caiam de desempenho em 2024.
Felipão pode dar as primeiras pistas do time ‘ideal’ na estreia do Atlético no Campeonato Mineiro. O Galo enfrentará o Patrocinense na próxima quarta-feira (24), às 21h30, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.