Quanto vale o Atlético? Essa é uma pergunta complexa, mas que foi respondida em estudo divulgado pela Sports Value, nesta terça-feira (23/1). Segundo a avaliação, o Galo é o quarto clube mais valioso do futebol brasileiro.
A empresa considerou quatro aspectos para chegar ao valuation de R$ 2,9 bilhões do Atlético em 2023: os ativos, o valor da marca e do plantel (considerando a base) e as receitas nas competições disputadas.
O Galo só fica atrás de Flamengo (R$ 4,5 bilhões), Palmeiras (R$ 3,5 bilhões) e Corinthians (R$ 3 bilhões). O São Paulo completa o top 5, com R$ 2,2 bilhões – bem distante dos quatro primeiros.
“Clubes que detém ativos modernos valem mais. Controlar ativos próprios faz diferença. Mesmo com menores torcidas e menor valor de marca, um estádio é muito representativo no valuation. Deter um CT, estádio novo, elenco valioso tem muito peso na avaliação final”, afirma o estudo.
Em relação ao Atlético, 60% do valor do clube corresponde aos ativos sem contar jogadores, ou seja, 1,77 milhões (era 1,9 bilhão em 2022). Já o plantel (incluindo a base) representa 17% do montante em 2023, isto é, subiu de R$ 429 milhões em 2022 para R$ 501,5 milhões no ano passado.
Perfil do valuation do Atlético
- 60% ativo sem jogadores = R$ 1,77 bilhão
- 18% de valor da marca = R$ 531 milhões
- 17% plantel + base = R$ 501,5 milhões
- 5% registro = R$ 147,5 milhões
- Total = R$ 2,95 bilhões
Atlético vale menos do que em 2022
Apesar de estar entre os cinco maiores valuations do futebol brasileiro, o Atlético desvalorizou cerca de R$ 200 milhões em relação a 2022, quando valia R$ 3,1 bilhões.
“A queda desse ano (6%) deve-se a melhor performance em 2021, com impacto na marca”, explica o estudo.
Os 10 clubes com maior valuation do futebol brasileiro em 2023:
- 1º Flamengo: R$ 4,5 bilhões
- 2º Palmeiras: R$ 3,5 bilhões
- 3º Corinthians: R$ 3 bilhões
- 4º Atlético: R$ 2,95 bilhões
- 5º São Paulo: R$ 2,2 bilhões
- 6º Internacional: R$ 2,1 bilhões
- 7º Athletico-PR: R$ 2 bilhões
- 8º Fluminense: R$ 1,4 bilhão
- 9º RB Bragantino: R$ 1,1 bilhão
- 10º Santos: R$ 1 bilhão
Os critérios analisados pelo estudo
- Ativos circulante e imobilizado: Caixa e bancos, aplicações financeiras, estádio, CT, edificações;
- Valor da marca: Potencial de mercado consumidor do clube, índice de potencial de consumo, tamanho torcida, distribuição geográfica e engajamento. Há o potencial esportivo, de quanto cada clube investe em jogadores e departamento de futebol. E o aproveitamento real das receitas oriundas da marca;
- Elenco: Valor do plantel do time profissional atual e o registro contábil dos gastos de formação de jogadores das categorias de base;
- Registros: Receitas garantidas, inerentes às competições que os clubes participam.