O próximo confronto entre Atlético e Cruzeiro pode estabelecer novo recorde de público na Arena MRV, o novo estádio do Galo em Belo Horizonte. O clássico entre os rivais será disputado no sábado (3/2), a partir das 19h30, pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro.
O recorde de público na Arena MRV foi registrado justamente no primeiro embate entre Atlético e Cruzeiro, em 22 de outubro de 2023. Na ocasião, diante de 42.058 torcedores, a Raposa contou com gol contra do zagueiro Jemerson para vencer por 1 a 0, pela 28ª rodada da última edição da Série A do Campeonato Brasileiro.
Fora das quatro linhas, o clássico foi marcado por diversas polêmicas. O Galo optou por tirar portas dos banheiros do setor de visitantes, e os cruzeirenses reclamaram da falta de papel higiênico nos banheiros, além da não comercialização de bebidas alcoólicas.
Parte da torcida do Cruzeiro foi responsável por depredação significativa na Arena MRV. O Atlético registrou cadeiras, catracas e paredes danificadas com as ações de vandalismo.
Acordo por torcida única
Diante da extensa repercussão extracampo do primeiro clássico da história da Arena MRV, as diretorias de Atlético e Cruzeiro entraram em acordo para que os próximos dois anos de confrontos entre os rivais sejam com torcida única – independentemente do local, da competição e da data.
Segundo os clubes, a ideia é melhorar o diálogo entre as direções e torcidas para que, posteriormente, as partidas voltem a contar com visitantes. Apesar do acordo entre as partes, há a possibilidade de clássicos com ambas as torcidas em competições internacionais, caso a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) não permita tal medida.
A decisão gerou debates nas redes sociais. Torcedores de ambos os clubes se mostraram descontentes com o acordo.
Novo recorde na Arena MRV?
Diante do novo acordo celebrado entre os rivais, o Atlético não deve ter restrições para comercializar ingressos para o próximo clássico. Em condições normais, o setor de visitantes exige separação que acaba por “reduzir” a capacidade total do estádio.
“Quando você tem uma torcida visitante, pelo laudo de segurança, há uma área de bloqueio. Então o Atlético nunca vai conseguir, em torcida mista, ter o espaço completo. Isso vai ser impossível. O Atlético conseguiu o recorde no Mineirão, em 2021, porque era torcida única. A partir do momento que tem duas torcidas, tem que ter a divisão. Só vamos atingir os 45 mil lugares com torcida única.”
Rodrigo Messano, diretor de operações do Atlético, em outubro de 2023
A capacidade total da Arena MRV é de 44.892. A carga de ingressos para o primeiro clássico entre Atlético e Cruzeiro, no ano passado, foi de 42.860.
Agora, os clubes aguardam reunião com a Federação Mineira de Futebol (FMF) e com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para a definição dos detalhes da partida. A tendência, de toda forma, é que o Atlético tenha à disposição um número de ingressos mais próximo da capacidade total de seu novo estádio.