O atacante Danilinho, de 36 anos, disputará um campeonato de futebol amador no interior de Minas Gerais após ter tido passagens bastante apagadas em clubes profissionais nos últimos anos. O experiente jogador foi ‘xodó’ da torcida do Atlético nas temporadas de 2006, 2007, 2008 e 2012.
Danilinho acertou com o Cristalino, de Pompéu, na Região Centro-Oeste do estado, para a disputa do Campeonato Classista de 2024. O torneio é organizado pela Liga de Desportos de Betim (LDB), cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
“Alô torcida cristalina, aqui é o Danilinho. Logo logo estarei aí com vocês para somar essa força para o campeonato. Um forte abraço a todos e que possamos conseguir esse objetivo”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.
Esta será a primeira ‘aventura’ de Danilinho no futebol de várzea de Minas. Para aceitar o novo desafio, ele precisou ter os documentos de atleta profissional revertidos para amador na Federação Mineira de Futebol (FMF).
O baixinho de 1,68m estreará pelo time pompeano diante do Abadia Futebol Clube, pela primeira rodada do Grupo A. As equipes se enfrentarão em 18 de fevereiro (domingo), às 15h30, no Estádio Paulino Luiz de Freitas, em Martinho Campos.
O atacante ainda enfrentará o CAP, de Pompéu, e o São José, de Abaeté, nas rodadas seguintes da primeira fase da competição.
Passagens apagadas nos últimos clubes
Danilinho não teve sucesso em seus últimos clubes profissionais. O atacante estava acertado com o Dourados para a disputa do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2024, contudo, sequer foi relacionado para os dois primeiros jogos da equipe.
Ele já havia vestido a camisa do time mato-grossense em 11 partidas no início do ano passado, mas não teve participação em gols. Antes disso, acumulou passagens relâmpago por Athletic, Central-PE, CRB e Correcaminos, do México.
O ponta foi contratado pelo Athletic em 3 de dezembro de 2021. Porém, Danilinho teve o contrato rescindido em menos de dois meses. O diretor de futebol da equipe de São João del-Rei, Fábio Mineiro, explicou que o ex-atleticano iria demorar a ficar 100% pronto fisicamente e perderia grande parte do Estadual.
Segundo estatísticas do site OGol, o último gol de Danilinho foi em 1º de outubro de 2017, quando defendia o Vitória. Ele marcou o tento que deu o triunfo ao time baiano por 3 a 2 sobre o Botafogo, no Engenhão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Danilinho pelo Atlético
As atuações mais consistentes de Danilinho no Brasil foram pelo Atlético. Ele defendeu o clube alvinegro por três temporadas ininterruptas (2006, 2007 e 2008) antes de ir para o futebol mexicano e voltou em 2012.
Pelo Atlético, foram 145 jogos e 38 gols marcados. No primeiro ano no Galo, ele conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2006. Depois, faturou o Campeonato Mineiro de 2007. Em 2012, o jogador participou da campanha do vice brasileiro, liderada por Ronaldinho Gaúcho, e da conquista do Estadual.