Nos últimos meses, o Atlético intensificou esforços para “blindar” os jovens que integram o elenco profissional. Com renovações de contratos, o Galo se protegeu no mercado da bola.
Nas redes sociais, boa parte da torcida do Atlético se mostra insatisfeita com o nível de utilização dos atletas advindos das categorias de base no profissional. A cobrança é para que os jovens recebam mais minutos em campo, especialmente neste primeiro trimestre, durante o Campeonato Mineiro.
O clube ainda tenta evoluir neste sentido. A Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Galo já deixou evidente, em diversas oportunidades, que pretende fazer com que o clube revele mais jogadores – pensando também, é claro, no retorno financeiro com futuras vendas.
Enquanto o projeto caminha no sentido de melhorar a transição da base ao profissional, o Atlético trabalha para se proteger de possíveis investidas de outros clubes. A seguir, veja as durações dos contratos dos jovens que integram o grupo principal.
Contratos dos jovens do Atlético
- Gabriel Delfim (goleiro): 31/12/2026 (renovado em fevereiro de 2023)
- Vitor Gabriel (lateral-direito): 31/12/2027 (renovado em outubro de 2023)
- Rômulo (zagueiro): 31/12/2025 (renovado em 2022)
- Rubens (lateral-esquerdo): 31/12/2027 (renovado em janeiro de 2024)
- Paulo Vitor (volante): 31/12/2027 (adquirido em definitivo em novembro de 2023)
- Alisson Santana (meia-atacante): 31/12/2027 (renovado em outubro de 2023)
- Cadu (atacante): 31/12/2026
- Isaac (atacante): 31/12/2028 (renovado em janeiro de 2024)
Além das renovações citadas, outra negociação aguardada pela torcida do Atlético foi concretizada recentemente. Em outubro de 2023, o meia-atacante Matheus Iseppe, de apenas 17 anos, ampliou o vínculo com o Galo até dezembro de 2028. Ele é tido como uma das principais promessas da base alvinegra.
Outro movimento desse tipo está bem encaminhado. O Atlético trabalha para renovar o contrato do zagueiro Rômulo, de 20 anos, até o fim de 2027.
Felipão projeta chances “aos pouquinhos”
Técnico do Galo, Felipão assegura que dará chances a esses atletas, mas prega cautela. Em entrevista concedida após a goleada do Atlético sobre o Democrata-GV (4 a 0), no último domingo (28/1), Felipão garantiu que planeja a utilização de jogadores da base alvinegra em partidas do Campeonato Mineiro.
“Ainda temos alguns meninos que nós queremos colocar, dar oportunidade à medida que os jogos vão se desenvolvendo. Porque nesses jogos vamos ver o que vamos ter para uma Copa do Brasil, para um Campeonato Brasileiro, para uma Libertadores… Esses meninos, eu vou colocando um na reserva, outro colocando como coloquei o Alisson 20 minutos contra o Patrocinense.”
Felipão, técnico do Atlético
“Tem jogos que vamos colocar um ou outro. Temos o Isaac, que renovou seu contrato e é nosso por mais cinco anos. É um jogador de futuro. Temos uma série de coisas que estamos trabalhando. Às vezes, as oportunidades surgem para nós lançarmos A ou B. Às vezes, não dá. Então, aos pouquinhos, nós queremos fazer do projeto do Galo o nosso projeto também de lançar esses meninos”, acrescentou.
O Atlético volta a campo nesse sábado (3/2), a partir das 19h30, quando enfrentará o rival Cruzeiro na Arena MRV, em Belo Horizonte. A partida será disputada pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro.