Próximo de acertar o retorno ao Atlético, o meia-atacante Bernard segue em boa fase na Grécia. Neste domingo (4/2), o jogador marcou o gol que abriu o placar da vitória por 2 a 0 do Panathinaikos sobre o Olympiacos, ex-time de Gustavo Scarpa, reforço do Galo para a temporada 2024.
Considerado o maior clássico do país, o confronto era decisivo na luta pelo título do Campeonato Grego. O time de Bernard é o terceiro colocado, com 47 pontos, enquanto o rival está em quarto lugar, com 41. Com a vitória, o Panathinaikos fica a apenas três pontos do líder PAOK.
Faltam cinco jogos para o fim da temporada regular da competição, disputada em dois turnos de treze partidas cada. Os seis primeiros colocados (hoje: PAOK, AEK Atenas, Panathinaikos, Olympiacos, Aris e Lamia) se classificam aos play-offs, realizados em dois turnos de cinco jogos cada.
Será campeão o time que acumular mais pontos no total, somando as pontuações da temporada regular e dos play-offs. Por isso, mesmo que esteja com classificação encaminhada para a fase seguinte, é importante que o Panathinaikos busque a melhor colocação possível na etapa regular.
Bernard é protagonista do Panathinaikos
Camisa 10 do gigante grego, Bernard é um dos principais jogadores de ataque da equipe.
No total, ele marcou sete gols e distribuiu 10 assistências em 69 jogos pelo Panathinaikos.
Negociação de Bernard com o Atlético
Conforme antecipado pela reportagem de No Ataque na terça-feira (30/1), o Atlético tem negociações avançadas para repatriar o meia-atacante Bernard, de 31 anos. Diante da proximidade de um acerto com o jogador do Panathinaikos-GRE, o técnico Felipão comentou, após a derrota no clássico contra o Cruzeiro (2 a 0), nesse sábado (3/2), a possibilidade de um retorno do atleta a Belo Horizonte.
Revelado pelo Atlético, Bernard atua no futebol internacional há mais de 10 anos. Hoje meia-atacante, o mineiro também já defendeu as cores de Shakhtar Donetsk-UCR, Everton-ING e Al-Sharjah-EAU.
O contrato com o Panathinaikos-GRE vai até 30 de junho. A maior probabilidade, portanto, é de que Bernard volte a defender as cores do Galo no segundo semestre deste ano.
“Eu não tenho conhecimento nenhum ainda. Como eu posso avaliar? Posso avaliar como uma grande conquista do Atlético. Um jogador formado no Atlético, com uma visão dentro do Atlético, com uma vida dentro do Atlético. E, provavelmente, se vier para o Atlético, vem porque gosta também de viver aqui em Belo Horizonte e no Atlético”, analisou Felipão.
“Pelo que eu tenho visto dos jogos lá na Grécia, ele tem jogado muito bem e tem provavelmente chance de fazer mais dois, três, quatro contratos em qualquer lugar do mundo. Eu gosto muito dele como pessoa e como jogador. Se vier para nós, é ótimo, é maravilhoso!” Felipão, técnico do Atlético
Felipão, técnico do Atlético
“Essa é a casa do Bernard”, diz Scolari
Felipão trabalhou com Bernard na Seleção Brasileira. A dupla representou o país na Copa do Mundo de 2014 – quando a trajetória se encerrou nas semifinais, com histórica goleada sofrida diante da Alemanha (7 a 1), no Mineirão, em Belo Horizonte.
O experiente treinador gaúcho também mencionou as diversas possibilidades de Bernard na carreira. O jogador desperta o interesse de vários clubes do mundo.
“Se vier, faz uma escolha de vida que, às vezes, é difícil para um jogador, porque tem tantas oportunidades. Dessas oportunidades, ele deixa alguma de lado e vem se completar na sua casa. Essa é a casa do Bernard. Mas ele é que tem que saber o interesse dele. Eu não posso dizer”, encerrou.
Entre 2011 e 2013, Bernard marcou 22 gols em 100 jogos pelo Atlético. Com a camisa preta e branca, o atleta conquistou dois Campeonatos Mineiros (2012 e 2013) e uma Copa Libertadores (2013).