Felipão chegou ao Atlético para substituir Eduardo Coudet em 16 de junho de 2023. Quase oito meses depois, Luiz Felipe Scolari igualou o número de jogos que o antecessor fez pelo clube alvinegro nessa quinta-feira (8/2), na vitória do Galo por 2 a 0 sobre o Athletic, na Arena Sicredi, em São João del-Rei, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro.
Coudet deixou o Atlético após 35 partidas. Foram 21 vitórias, oito empates e seis derrotas. O aproveitamento foi de 67,6% no comando da equipe.
O argentino levou o Galo à conquista do tetracampeonato do Mineiro. Já na Copa Libertadores, o alvinegro passou das duas fases preliminares e terminou em segundo lugar no Grupo G, sendo que Felipão foi o comandante na última rodada.
A competição em que ‘Chacho’ teve pior desempenho no Atlético foi a Copa do Brasil. O time era favorito contra o Corinthians, venceu na ida por 2 a 0, mas perdeu pelo mesmo placar na volta e foi eliminado nas oitavas de final nos pênaltis. No revés, o técnico decidiu poupar alguns titulares, como Hulk.
Coudet deixou o Galo em quarto lugar no Campeonato Brasileiro após 10 rodadas. A passagem teve fim após o empate por 1 a 1 com o RB Bragantino, quando o argentino demonstrou insatisfação com a diretoria e se despediu dos atletas no vestiário do Mineirão.
A trajetória de Felipão no Atlético
Felipão, por sua vez, teve um início conturbado e chegou a ficar nove jogos sem vencer no comando do Atlético. Neste período, o time amargou a queda nas oitavas de final da Libertadores, para o Palmeiras.
Apesar disso, a equipe mostrou poder de reação e emplacou a melhor campanha no segundo turno da Série A. Ao fim da competição, ficou em terceiro lugar, com 66 pontos, quatro a menos do que o campeão Palmeiras.
Em 2024, o Atlético de Felipão perdeu para o Patrocinense (2 a 1) e para o Cruzeiro (2 a 0) e venceu o Democrata-GV (4 a 0) e o Athletic (2 a 0).
Com o resultado, o Galo chegou aos seis pontos na competição, mas segue na vice-liderança do Grupo B – com sete, o Villa Nova aparece na ponta. O Cruzeiro, maior rival e vice-líder do Grupo A, continua sendo o melhor segundo colocado do Estadual. Por este motivo, neste momento, a equipe alvinegra segue fora da zona classificatória às semifinais.
Ao todo, Felipão tem 15 vitórias, oito empates e nove derrotas, com um aproveitamento de 50,47% no comando do time mineiro.
Números de Coudet por competição
- Mineiro: 9 vitórias, 2 empates e 1 derrota
- Copa do Brasil: 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota
- Libertadores: 5 vitórias, 2 empates 2 derrotas
- Brasileiro: 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas
Números de Felipão por competição
- Mineiro: 2 vitórias e 2 derrotas
- Libertadores: 2 empates e 1 derrota
- Brasileiro: 14 vitórias, 8 empates e 9 derrotas