ATLÉTICO

Felipão iguala número de jogos de Coudet no Atlético; compare os desempenhos

Treinador chegou a 35 partidas no comando do Galo com eliminação nas oitavas da Libertadores e 3º lugar no Brasileiro de 2023
Foto do autor
Compartilhe

Felipão chegou ao Atlético para substituir Eduardo Coudet em 16 de junho de 2023. Quase oito meses depois, Luiz Felipe Scolari igualou o número de jogos que o antecessor fez pelo clube alvinegro nessa quinta-feira (8/2), na vitória do Galo por 2 a 0 sobre o Athletic, na Arena Sicredi, em São João del-Rei, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro.

Coudet deixou o Atlético após 35 partidas. Foram 21 vitórias, oito empates e seis derrotas. O aproveitamento foi de 67,6% no comando da equipe.

O argentino levou o Galo à conquista do tetracampeonato do Mineiro. Já na Copa Libertadores, o alvinegro passou das duas fases preliminares e terminou em segundo lugar no Grupo G, sendo que Felipão foi o comandante na última rodada. 

A competição em que ‘Chacho’ teve pior desempenho no Atlético foi a Copa do Brasil. O time era favorito contra o Corinthians, venceu na ida por 2 a 0, mas perdeu pelo mesmo placar na volta e foi eliminado nas oitavas de final nos pênaltis. No revés, o técnico decidiu poupar alguns titulares, como Hulk.

Coudet deixou o Galo em quarto lugar no Campeonato Brasileiro após 10 rodadas. A passagem teve fim após o empate por 1 a 1 com o RB Bragantino, quando o argentino demonstrou insatisfação com a diretoria e se despediu dos atletas no vestiário do Mineirão.

A trajetória de Felipão no Atlético

Felipão, por sua vez, teve um início conturbado e chegou a ficar nove jogos sem vencer no comando do Atlético. Neste período, o time amargou a queda nas oitavas de final da Libertadores, para o Palmeiras.

Apesar disso, a equipe mostrou poder de reação e emplacou a melhor campanha no segundo turno da Série A. Ao fim da competição, ficou em terceiro lugar, com 66 pontos, quatro a menos do que o campeão Palmeiras.

Em 2024, o Atlético de Felipão perdeu para o Patrocinense (2 a 1) e para o Cruzeiro (2 a 0) e venceu o Democrata-GV (4 a 0) e o Athletic (2 a 0).

Com o resultado, o Galo chegou aos seis pontos na competição, mas segue na vice-liderança do Grupo B – com sete, o Villa Nova aparece na ponta. O Cruzeiro, maior rival e vice-líder do Grupo A, continua sendo o melhor segundo colocado do Estadual. Por este motivo, neste momento, a equipe alvinegra segue fora da zona classificatória às semifinais.

Ao todo, Felipão tem 15 vitórias, oito empates e nove derrotas, com um aproveitamento de 50,47% no comando do time mineiro.

Números de Coudet por competição

  • Mineiro: 9 vitórias, 2 empates e 1 derrota
  • Copa do Brasil: 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota
  • Libertadores: 5 vitórias, 2 empates 2 derrotas
  • Brasileiro: 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas

Números de Felipão por competição

  • Mineiro: 2 vitórias e 2 derrotas
  • Libertadores: 2 empates e 1 derrota
  • Brasileiro: 14 vitórias, 8 empates e 9 derrotas
Compartilhe