Revelado pelas categorias de base do Atlético, o atacante Savinho, de 19 anos, está próximo de trocar de clube na Europa. O Manchester City, da Inglaterra, encaminhou a contratação do jogador brasileiro, de acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano. Detentor de 12,5% dos direitos econômicos do atleta, o Galo deve lucrar com a transferência.
Segundo Fabrizio Romano, as conversas estão em fase final, com os contratos sendo confeccionados. Só falta, portanto, a assinatura das partes envolvidas para selar o negócio.
Além dos 12,5% de direitos econômicos, o Atlético ainda deve lucrar a partir de um pequeno percentual previsto pelo mecanismo de solidariedade da Fifa. A regra foi criada para beneficiar os clubes formadores.
Ainda de acordo com Fabrizio Romano, o Grupo City chegou a recusar ofertas de 30 milhões de euros (cerca de R$ 159,2 milhões na cotação atual) de outros clubes do futebol europeu por Savinho. Esses valores, portanto, devem servir de referência para a negociação.
O atacante brasileiro é um dos grandes destaques do Girona, vice-líder do Campeonato Espanhol. Savinho marcou sete gols e ofereceu sete assistências em 28 jogos com a camisa do clube catalão na temporada.
Savinho no Atlético
Apesar das grandes expectativas da torcida, Savinho foi pouco aproveitado pelo Atlético. Acionado em jogos do profissional nos anos de 2021 e 2022, o atacante marcou dois gols e ofereceu uma assistência em 27 partidas com a camisa preta e branca.
Savinho foi vendido pelo Galo ao Troyes, da França (clube pertencente ao Grupo City), em junho de 2022, por 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 35,6 milhões na cotação da época). O atleta, de toda forma, sequer chegou a atuar pelo time francês, tendo sido emprestado ao PSV, da Holanda, antes de defender o Girona.