MERCADO DA BOLA

Grêmio anuncia a contratação de Pavón, ex-Atlético

Atacante argentino de 28 anos deixa o Galo após duas temporadas e meia 72 jogos e cinco gols marcados pelo clube
Foto do autor
Compartilhe

O Grêmio anunciou, nesta sexta-feira, a contratação de Cristian Pavón, ex-Atlético. O atacante de 28 anos deixa o clube mineiro após duas temporadas e meia de altos e baixos.  

A oficialização do reforço ocorreu com algumas brincadeiras por parte do Tricolor Gaúcho, que publicou montagens com o animal Pavão.

A negociação já estava encaminhada há alguns dias, mas foi a público apenas na quarta-feira. No mesmo dia, Rodrigo Caetano – diretor de futebol do clube até aquele momento – confirmou publicamente o avanço das conversas. 

Pavón era reserva com Felipão e não tinha muito prestígio com o treinador, ainda que tenha sido utilizado nos quatro primeiros jogos da equipe em 2024. 

A trajetória de Pavón no Atlético

Pavón chegou ao Atlético em julho de 2022, após assinar um pré-contrato. O argentino estava há seis meses sem atuar e não conseguiu emplacar bons jogos naquele momento. Naquele ano, foram 18 partidas, sendo sete como titular, com um gol marcado.

Já o ano passado teve um início melhor para o camisa 9. Sob o comando de Eduardo Coudet, assumiu a titularidade no primeiro semestre e teve bom desempenho.

No entanto, com a chegada de Felipão, voltou para a reserva. Ainda assim, contribuiu com 11 assistências e quatro gols em 50 jogos, tendo iniciado 35 deles. 

Pavón comemora gol sobre o América no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Pavón comemora gol sobre o América no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro(foto: Pedro Souza/Atlético)

Opções no elenco do Atlético

Pavón era um dos poucos jogadores de velocidade no elenco do Atlético. Agora, Felipão tem apenas Alisson com tal característica. O jovem de 18 anos, inclusive, é tratado como possível ‘substituto’ do argentino no alvinegro.

“Como eu sempre falo: a gente tem que chegar em um acordo. O Galo é muito cobrado por não dar oportunidades para os jovens, e quando às vezes reduz o elenco também visando isso, somos cobrados. O que é o apelo, o desejo de melhor para o Galo? Na nossa visão, os jovens vão ter espaço desde que mostrem sua qualidade. Mas é obrigação do clube oportunizar esse espaço”, disse Caetano.

“Em caso da saída do Pavón, se formos pensar com o copo cheio, é: ‘se o Pavón for negociado, é porque temos convicção no Alisson. E não é que o Alisson tenha jogado por conta da saída do Pavón”, completou, em entrevista na quarta-feira, antes da concretização do negócio.

Os titulares da posição no Atlético são os meias Gustavo Scarpa e Zaracho, sendo que Igor Gomes também briga pela vaga. Outros jogadores que podem atuar no setor são Pedrinho e Patrick.

Mercado do Atlético

Esta é a terceira venda do Atlético em 2024. Além de Pavón, o clube negociou os direitos do lateral-direito Paulo Henrique, ao Vasco, e do meia Yan ao Atlético San Luís, do México. 

Em relação ao ano passado, também saíram o zagueiro Réver, que se aposentou e assumiu o cargo de coordenador de transição no Galo, e o meia Hyoran, em fim de contrato e atualmente no Internacional.

Por outro lado, a diretoria acertou a contratação de Gustavo Scarpa por R$ 26,8 milhões e um pré-contrato com Bernard, que chegará ao clube em julho deste ano – podendo, inclusive, atuar na posição em que Pavón joga.

Compartilhe