O Grêmio anunciou, nesta sexta-feira, a contratação de Cristian Pavón, ex-Atlético. O atacante de 28 anos deixa o clube mineiro após duas temporadas e meia de altos e baixos.
A oficialização do reforço ocorreu com algumas brincadeiras por parte do Tricolor Gaúcho, que publicou montagens com o animal Pavão.
A negociação já estava encaminhada há alguns dias, mas foi a público apenas na quarta-feira. No mesmo dia, Rodrigo Caetano – diretor de futebol do clube até aquele momento – confirmou publicamente o avanço das conversas.
Pavón era reserva com Felipão e não tinha muito prestígio com o treinador, ainda que tenha sido utilizado nos quatro primeiros jogos da equipe em 2024.
A trajetória de Pavón no Atlético
Pavón chegou ao Atlético em julho de 2022, após assinar um pré-contrato. O argentino estava há seis meses sem atuar e não conseguiu emplacar bons jogos naquele momento. Naquele ano, foram 18 partidas, sendo sete como titular, com um gol marcado.
Já o ano passado teve um início melhor para o camisa 9. Sob o comando de Eduardo Coudet, assumiu a titularidade no primeiro semestre e teve bom desempenho.
No entanto, com a chegada de Felipão, voltou para a reserva. Ainda assim, contribuiu com 11 assistências e quatro gols em 50 jogos, tendo iniciado 35 deles.
Opções no elenco do Atlético
Pavón era um dos poucos jogadores de velocidade no elenco do Atlético. Agora, Felipão tem apenas Alisson com tal característica. O jovem de 18 anos, inclusive, é tratado como possível ‘substituto’ do argentino no alvinegro.
“Como eu sempre falo: a gente tem que chegar em um acordo. O Galo é muito cobrado por não dar oportunidades para os jovens, e quando às vezes reduz o elenco também visando isso, somos cobrados. O que é o apelo, o desejo de melhor para o Galo? Na nossa visão, os jovens vão ter espaço desde que mostrem sua qualidade. Mas é obrigação do clube oportunizar esse espaço”, disse Caetano.
“Em caso da saída do Pavón, se formos pensar com o copo cheio, é: ‘se o Pavón for negociado, é porque temos convicção no Alisson. E não é que o Alisson tenha jogado por conta da saída do Pavón”, completou, em entrevista na quarta-feira, antes da concretização do negócio.
Os titulares da posição no Atlético são os meias Gustavo Scarpa e Zaracho, sendo que Igor Gomes também briga pela vaga. Outros jogadores que podem atuar no setor são Pedrinho e Patrick.
Mercado do Atlético
Esta é a terceira venda do Atlético em 2024. Além de Pavón, o clube negociou os direitos do lateral-direito Paulo Henrique, ao Vasco, e do meia Yan ao Atlético San Luís, do México.
Em relação ao ano passado, também saíram o zagueiro Réver, que se aposentou e assumiu o cargo de coordenador de transição no Galo, e o meia Hyoran, em fim de contrato e atualmente no Internacional.
Por outro lado, a diretoria acertou a contratação de Gustavo Scarpa por R$ 26,8 milhões e um pré-contrato com Bernard, que chegará ao clube em julho deste ano – podendo, inclusive, atuar na posição em que Pavón joga.