Ex-diretor das categorias de base do Atlético, Júnior Chávare morreu neste domingo (18/2), aos 57 anos. Ele trabalhou no clube alvinegro entre maio de 2019 e fevereiro de 2021, ajudando o time a conquistar o inédito título do Campeonato Brasileiro Sub-20, em 2020.
O ex-dirigente tinha uma filosofia de contratar jovens destaques de outras equipes em idades mais avançadas por empréstimo, com opção de compra. Nesse modelo, chegaram ao Galo jogadores que se destacaram no profissional, como Calebe, ou em outros times, como o também meio-campista Guilherme Castilho.
Ao lado do então diretor de futebol Rui Costa, ele também comandou o projeto do time de transição, que foi extinto com a chegada de Alexandre Mattos. A ideia era aproveitar jovens que estouraram o limite da idade na base e prepará-los para suprir necessidades no grupo profissional. Alguns dos atletas chegaram a figurar em listas de relacionados ou até mesmo em campo no início de 2020.
A saída do Atlético
Júnior Chávare deixou o Atlético há dois anos, em 3 de fevereiro de 2021. Sua saída se deu pela filosofia diferente de Sérgio Coelho, que havia acabado de assumir como presidente do clube.
O dirigente entendia que a gestão da base deveria apostar na captação de jogadores cada vez mais jovens, ao contrário do que era proposto por Chávare. O profissional contratado para isso foi Erasmo Damiani, que ainda está no alvinegro.
“Não quero me estender sobre tudo o que foi planejado e executado, mas o projeto da base do Galo teve começo, meio e fim. Não me refiro apenas aos inúmeros títulos conquistados, entre eles a inédita taça do Brasileiro Sub-20, ou dos atletas que foram lapidados e já estão compondo a equipe principal e o time de transição”, disse Chávare, ao deixar o Atlético.
Atlético lamenta morte de Júnior Chávare
Neste domingo, o Atlético prestou condolências pelo falecimento de Chávare, relembrou a passagem do diretor pelo clube e desejou força à família e amigos do ex-dirigente.
“O Atlético lamenta o falecimento de José Domingos Chávare Junior, aos 57 anos, neste domingo.Jr. Chávare, como era conhecido, foi diretor de futebol de base do Clube de maio de 2019 a fevereiro de 2021, período em que conquistamos o então inédito Brasileiro Sub-20. Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos do profissional.”
Carreira de Chávare
Nascido em Americana, no interior de São Paulo, Júnior Chávare se formou em matemática e ingressou no futebol na década de 1990, no Rio Branco-SP.
Além do Atlético, ele foi dirigente de clubes como Inter de Limeira, Ponte Preta, São Paulo, Grêmio, Bahia, Juventude e Ferroviária-SP. O executivo trabalhava no Coritiba desde novembro de 2023.
Júnior Chávare, como era conhecido, relatou fortes dores no peito e respiração ofegante na manhã deste domingo em seu apartamento em Curitiba, no Paraná. Por volta das 7h, deu entrada no Hospital Nossa Senhora das Graças para procedimentos médicos, mas não resistiu e faleceu às 8h49.
O velório e o sepultamento para a despedida ao diretor de futebol ainda não foram definidos. Em suas redes sociais, o Coritiba se solidarizou com familiares e amigos de Chávare.