Principal jogador revelado pelo Atlético nos últimos anos, Savinho é o oitavo a surgir no clube convocado pela Seleção Brasileira no século 21. O No Ataque relembra, a seguir, outros ‘crias’ do Galo que também tiveram oportunidades com a camisa canarinho.
Aos 19 anos, Savinho foi chamado após as boas atuações no Girona, da Espanha. Ele incorpora a primeira lista do técnico Dorival Júnior, que divulgou os nomes nessa sexta-feira (2/3).
Além dele, o Atlético poderia ter contado com outra revelação recente na convocação: o zagueiro Bremer. No entanto, o defensor de 26 anos da Juventus foi preterido por Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Beraldo (PSG) e Murilo (Palmeiras).
Ainda assim, o atleta revelado pelo Galo em 2017 é presença frequente na Seleção Brasileira, tendo disputado, inclusive, a Copa do Mundo de 2022.
Convocados antes de 2010
O primeiro jogador revelado pelo Atlético a ser convocado no século foi o zagueiro Caçapa. Cria do alvinegro nos anos de 1990, ele foi chamado por Emerson Leão na Copa das Confederações de 2001, competição em que atuou em duas partidas.
Depois dele, o clube mineiro só viu um atleta oriundo de sua base ser chamado para defender o Brasil em 2008, com o goleiro Diego Alves, quando ainda defendia o Almería-ESP. Depois, ainda fez parte de outros ciclos com Dunga e Tite pelas boas atuações por Valencia-ESP e Flamengo.
Em 2012, foi a vez do zagueiro Leandro Castán ser chamado por Mano Menezes para um jogo da Seleção. Revelado pelo Atlético, ele jogava pelo Corinthians quando recebeu a oportunidade.
Foi neste mesmo ano em que o lateral-direito Marcos Rocha foi chamado pelo treinador. Hoje no Palmeiras, o defensor atuou pelo Galo entre 2012 e 2017, tendo sido titular nas conquistas da Copa Libertadores (2013) e da Copa do Brasil (2014).
Reencontro de dupla no Atlético
Por fim, uma dupla que pertence ao Atlético atualmente também foi chamada para defender a Seleção Brasileira na década passada. São eles o zagueiro Jemerson, titular do time, e o meia-atacante Bernard, que acertou um pré-contrato com o Galo.
O primeiro recebeu apenas uma oportunidade. Em 2015, David Luiz foi expulso em jogo das Eliminatórias e abriu brecha para Dunga convocar o defensor, que estava próximo de ir para a França, jogar pelo Monaco.
Já Bernard disputou a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo de 2014. Em ambas oportunidades o jogador foi chamado pelo técnico Felipão, hoje no Atlético.
Jogadores revelados pelo Atlético que foram convocados pela Seleção Brasileira no século:
- Diego Alves (goleiro)
- Caçapa (zagueiro)
- Leandro Castán (zagueiro)
- Bremer (zagueiro)
- Jemerson (zagueiro)
- Marcos Rocha (lateral-direito),
- Bernard (meia-atacante)
- Savinho (atacante)