O goleiro Wilson, que passou pelo Atlético em 2019, anunciou nesta segunda-feira (4/3) a aposentadoria dos gramados. Aos 40 anos, ele seguirá no futebol como gerente do Figueirense, clube pelo qual contabilizou mais jogos na carreira.
“Eu vinha amadurecendo a ideia de encerrar a carreira a um tempo, tomei a decisão final do ano passado, e estava aguardando o momento certo para fazer esse anúncio oficial. Comuniquei o Figueirense sobre a minha decisão e recebi o convite do Dr. Marco Aurélio Cunha para integrar o corpo diretivo do clube. Prontamente aceitei o desafio e espero conseguir ajudar o clube fora de campo, assim como consegui ajudar durante todos esses anos embaixo das traves”
Ex-goleiro Wilson
Na trajetória de 20 anos como atleta profissional, Wilson se destacou tanto pelas defesas quanto por ser um goleiro-artilheiro. Em 781 partidas, ele contabilizou 19 tentos – um de cabeça, um de falta e 17 cobrando pênalti.
Números da carreira de Wilson
- Figueirense: 373 jogos e 8 gols
- Coritiba: 296 jogos e 11 gols
- Vitória: 90 jogos
- Olaria-RJ: 8 jogos
- Flamengo: 7 jogos
- Portuguesa-RJ: 4 jogos
- Atlético: 3 jogos
Top 5 de goleiros-artilheiros do Brasil
No futebol brasileiro, Wilson está no top 5 de goleiros-artilheiros do Brasil. Com 19 gols, ele ocupa a quarta posição, acima de Tiago Campagnaro e abaixo de Fábio Rampi, Márcio e Rogério Ceni.
Hoje técnico do Bahia, Rogério Ceni é o goleiro com mais gols no futebol mundial. Ele marcou em 131 oportunidades, todas pelo São Paulo (1.237 jogos), sendo 61 de falta, 69 de pênalti e uma com a bola rolando.
Márcio também foi bom batedor de faltas. Dos 43 gols, 18 foram de tiros livres de fora da área. O ex-goleiro se tornou ídolo do Atlético-GO, pelo qual disputou 532 partidas.
Fábio Rampi, ainda em atividade pelo São José-RS, soma 36 gols – 35 de pênalti e um de falta.
Já Tiago Campagnaro, que ganhou notoriedade por Vasco e Portuguesa, acumulou 18 gols – dois de falta e 16 de pênalti.
Goleiros com mais gols no Brasil
- Rogério Ceni – 131 gols
- Márcio – 43 gols
- Fábio Rampi – 36 gols
- Wilson – 19 gols
- Tiago Campagnaro – 18 gols
Wilson no Atlético
Wilson teve curta estada no Atlético, entre setembro e dezembro de 2019. Sua chegada ao Galo se deu em razão das lesões sofridas por outros atletas da posição – Victor, Uilson e Michael – e da convocação de Cleiton à Seleção Brasileira Olímpica.
O Atlético perdeu os três duelos com Wilson em campo: Botafogo (2 a 1, fora), Flamengo (3 a 1, fora) e Grêmio (4 a 1, em casa). Ao término do contrato, o goleiro retornou ao Coritiba.