Histórico! Um dos maiores ídolos de todos os tempos do Atlético, o atacante Hulk atingiu a marca dos 100 gols pelo Galo. Neste especial, o No Ataque traz diversas curiosidades e estatísticas envolvendo todas as bolas na rede do “super-herói” pelo clube mineiro: as maiores “vítimas”, os “garçons”, o estádio “favorito”, as formas em que o craque marcou, os dobletes e muito mais.
O centésimo gol de Hulk pelo Atlético foi assinalado na vitória por 2 a 0 sobre o América, no sábado (9), na Arena MRV, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro.
Cavadinha, pênalti, falta, voleio, “meia-bicicleta”… Em pouco mais de três anos em Belo Horizonte, Hulk encantou o torcedor do Atlético das mais variadas formas.
Com atuações decisivas e muitos gols, o atacante é o pilar de uma das eras mais vitoriosas da história do clube mineiro. Os gols de Hulk foram decisivos para que o Galo conquistasse, desde sua chegada, três Campeonatos Mineiros (2021 a 2023), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).
Números de Hulk no Atlético por ano
- 2021: 36 gols e 13 assistências em 68 jogos
- 2022: 29 gols e 5 assistências em 46 jogos
- 2023: 30 gols e 14 assistências em 59 jogos
- 2024: 5 gols e 2 assistências em 7 jogos
Total: 100 gols e 34 assistências em 180 jogos
Gols de Hulk no Atlético por competições
- Campeonato Brasileiro: 46
- Campeonato Mineiro: 28
- Copa Libertadores: 15
- Copa do Brasil: 10
- Supercopa do Brasil: 1
Total: 100 gols em cinco competições diferentes
As maiores “vítimas” de Hulk pelo Atlético
Ao todo, Hulk balançou as redes contra 41 adversários diferentes representando o Galo. Dez desses clubes são do exterior, enquanto 31 são brasileiros.
A maior “vítima” do camisa 7 é o Fluminense. O paraibano marcou sete gols em oito jogos contra o Tricolor Carioca.
Todos os “garçons” de Hulk no Atlético
Ao longo dessa trajetória representando o time alvinegro, Hulk foi servido por diversos companheiros. Os maiores "garçons" são Nacho Fernández (hoje no River Plate, da Argentina), Paulinho e Zaracho.
No total, 53 dos 100 gols do camisa 7 no Galo tiveram assistências. Os demais foram marcados de pênalti, falta, rebote/sobra de adversários ou em jogadas individuais.
Todos os estádios em que Hulk marcou pelo Atlético - e o “favorito”
Ao todo, 27 estádios, 20 cidades e 11 estados já foram palcos de gols de Hulk pelo Galo. Decisivo, o atacante marcou gols importantes para o Atlético em diversas localidades e fez atleticanos espalhados por toda a América do Sul vibrarem in loco.
Todos os jogos em que Hulk marcou pelo Atlético
O No Ataque também preparou um levantamento com todos os jogos em que Hulk balançou as redes pelo Atlético. Ao todo, o "super-herói" do Galo marcou gols em 82 compromissos com a camisa preta e branca.
Raio-x dos gols de Hulk
A reportagem também fez um levantamento ainda mais profundo sobre os gols de Hulk no Atlético. Quais as características de cada um deles? De que forma o atacante mais marcou, em quantos e quais jogos balançou as redes dos adversários duas vezes? Além disso, é possível destacar o poder de decisão do jogador observando as alterações nos placares a partir de cada gol. Veja, abaixo, essas curiosidades.
O estilo de cada gol de Hulk
Hulk marcou gols de diferentes formas pelo Atlético, mas há uma predominância: de pé esquerdo. Engana-se, contudo, quem pensa que o atacante também não balançou as redes de pé direito ou de cabeça.
A maioria dos tentos do camisa 7 com a camisa preta e branca foi de dentro da área. As jogadas iniciadas com bolas paradas, por sua vez, representam 40% dos 100 gols. Outro número curioso é a quantidade de vezes em que ele marcou com apenas um toque: 64.
- Pé esquerdo: 77
- Pé direito: 16
- Cabeça: 7
- Falta: 9
- Pênalti: 31
- Bola rolando: 60
- Fora da área: 18
- Dentro da área: 82
- Cavadinha: 6
- De primeira: 64*
*Incluindo gols de falta e pênalti.
Quantos dobletes?
Hulk marcou em 82 jogos pelo Atlético, sendo que em 18 deles o atacante balançou as redes dos adversários em duas oportunidades dentro dos 90 minutos. Inclusive, dois oponentes sofreram com isso em duas partidas: Fluminense e Caldense. Agora, o camisa 7 tenta marcar um hat-trick pela primeira vez pelo Galo.
Jogos em que Hulk marcou dois gols
2021:
- Atlético 2 x 1 América de Cali (Libertadores)
- Atlético 4 x 0 Cerro Porteño (Libertadores)
- Corinthians 1 x 2 Atlético (Brasileiro)
- Atlético 3 x 0 Bahia (Brasileiro)
- Atlético 3 x 1 Ceará (Brasileiro)
- Atlético 2 x 0 Juventude (Brasileiro)
- Atlético 2 x 1 Fluminense (Brasileiro)
2022:
- Atlético 2 x 0 Patrocinense (Mineiro)
- Atlético 2 x 0 Caldense (Mineiro)
- Atlético 3 x 1 Cruzeiro (Mineiro)
- Atlético 2 x 0 Inter (Brasileiro)
- Atlético 3 x 1 Independiente del Valle (Libertadores)
- Atlético 2 x 0 Fluminense (Brasileiro)
2023:
- Atlético 2 x 1 Caldense (Mineiro)
- Atlético 3 x 0 Democrata-SL (Mineiro)
- Atlético 2 x 0 América (Mineiro)
- Atlético 2 x 1 Athletico-PR (Brasileiro)
2024:
- Athletic 0 x 2 Atlético
Os gols decisivos de Hulk
Gol de Hulk é sinônimo de vitória do Atlético? A conta é praticamente essa. Das 82 partidas em que o jogador marcou pelo Galo, o time só foi derrotado em três oportunidades. Nas outras, foram 70 vitórias e nove empates.
E uma explicação importante para esse número tem a ver com o fato de os gols do camisa 7 surgirem em momentos cruciais das partidas. Ele colocou a equipe à frente do placar em 48 jogos e empatou outros 11, tendo um peso relevante nos resultados finais. O atacante ainda diminuiu o placar duas vezes e ampliou a conta em outras 39.
As artilharias pelo Atlético
Hulk também acumula artilharias pelo Atlético. Até agora, foram quatro nas últimas três temporadas. Em 2021, o atacante foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 19 gols, e da Copa do Brasil, com oito - sendo o principal destaque do time que conquistou as duas competições.
Depois, em 2022 e 2023, ele foi o goleador máximo do Campeonato Mineiro, com 10 e 11 gols, respectivamente. O paraibano pode repetir o feito neste ano, pois tem cinco gols - um a menos que Mastriani (ex-América) e Igor Bahia (Tombense).
Hulk no Atlético: parceria renovada
De contrato renovado com o Atlético, Hulk deve seguir empilhando gols com a camisa preta e branca nas próximas temporadas. O novo vínculo com o Galo vai até dezembro de 2026 - quando o paraibano estará com 40 anos.
Já consagrado como um dos maiores ídolos da centenária história da instituição mineira, o atacante quer novas conquistas: o camisa 7 aponta a Copa Libertadores como "o grande sonho" a realizar no Atlético.