“Sucessor de Savinho”. É assim que o jornal espanhol As se referiu a Alisson, atacante do Atlético que tem sido um dos destaques da equipe no Campeonato Mineiro. A publicação não poupou elogios ao jovem de 18 anos, e indicou interesse de grandes clubes europeus na contratação do atleta.
Formado nas categorias de base do Galo, Alisson foi titular da equipe de Felipão pela primeira vez na sétima rodada do Estadual, no empate de 1 a 1 com o América, e, desde então, não saiu mais do time: já são três jogos seguidos figurando na escalação inicial. Com um gol e uma assistência, ele é, ao lado de Hulk, o nome do time alvinegro na competição.
“Alisson destaca-se, sobre tudo, por seu poderio físico, surpreendente para um jovem que cumpriou os 18 anos no último mês de setembro. Impressiona sua musculatura e potência no corpo-a-corpo com seus 1,83m de altura. Tudo isso às condições técnicas, demonstradas com passes precisos, boas conduções e habilidade nos metros finais. Já marcou um gol e também deu uma magistral assistência”
Juan Lopesino, repórter do As
‘Comparação com Savinho
O jornal destacou as semelhanças entre Alisson e Savinho. Os dois são crias da base do Galo, canhotos, habilidosos e iniciaram a carreira no profissional jogando na ponta-direita.
Hoje no Girona, Savinho é um dos destaques da equipe no Campeonato Espanhol e alterna entre a ponta-esquerda e a ponta-direita. Aos 19 anos, ele soma 10 gols e sete assistências pela equipe na temporada 2023/2024. O bom desempenho rendeu a ele convocação para a Seleção Brasileira e provável ida ao Manchester City – o gigante da Inglaterra já encaminhou a contratação do atacante para a próxima temporada, que se inicia no meio deste ano.
“Embora seja canhoto, Alisson sempre aparece no setor direito do ataque para buscar as entradas por dentro e a mobilidade de seus companheiros de ataque, assim como a chegada desde o meio-campo de outros como Scarpa ou Igor Gomes. Savinho, quando estreou pelo Galo, também partia da direita com a mesma intenção e agora, no Girona, demonstra adaptação impecável à faixa contrária do campo (esquerda)”, afirmou Juan Lopesino, ao As.
Interesse de grandes clubes europeus
A reportagem ainda indicou que grandes clubes europeus estão de olho em Alisson, que tem contrato com o Atlético até dezembro de 2027.
O jornal escreveu que há rumores de que o Arsenal, estaria interessado em Alisson. O clube inglês tem um olheiro em Belo Horizonte, de acordo com a publicação – Paulo Xavier.
Alisson pelo Atlético
O jovem ponta-direita já fez 11 partidas pelo time profissional do Galo – seis em 2024, cinco em 2023. Ele foi titular nos últimos três jogos – contra o América, pela sétima rodada da primeira fase do Mineiro, contra o Ipatinga, pela oitava rodada, e contra o Coelho novamente, pela ida das semifinais do Estadual.
No total, Alisson já marcou um gol e deu uma assistência pelo Atlético. Após a vitória por 2 a 0 sobre o América, nesse sábado (9/3), na Arena MRV, ele foi elogiado por Felipão: “preciso lembrar a vocês que o Alisson é um menino. Ele tem, se não me engano, 19 anos (18). Ele pode sentir em alguns jogos. Vai entrar 20 minutos, 30, 40, 60 ou até 90. Mas aos poucos ele vai evoluindo. Eu fiquei super satisfeito com ele hoje pela ajuda que ele deu ao Saravia. Isso dá, muitas das vezes, amplitude pelo outro lado, tranquilidade para o Arana subir”.