“Não é simplesmente um acordo financeiro”. Assim, uma fonte consultada pela reportagem de No Ataque na manhã desta sexta-feira (22/3) definiu as negociações entre o Atlético e o técnico argentino Gabriel Milito, de 43 anos.
O Galo adota cautela nas tratativas com o ex-zagueiro, em um processo “longo e detalhado” de conversas. A informação de que o clube abriu negociação com o treinador foi antecipada pela Itatiaia, na última quinta-feira (21/3).
A esta altura, as partes discutem detalhes do projeto esportivo e expõem seus interesses. O Atlético, mais uma vez, tenta construir um trabalho de longo prazo no comando técnico.
Como destacado por veículos da imprensa argentina, Milito precisa ser convencido por projetos, e a parte financeira não é tão determinante para que o treinador feche acordos. Desde o desligamento do Argentinos Juniors (Argentina), em agosto, inclusive, o ex-zagueiro recusou diversas propostas para assumir outros clubes no mercado da bola.
Quem é Gabriel Milito?
Natural de Bernal, na Argentina, Gabriel Milito tem 43 anos e foi um zagueiro de bom nível no futebol mundial. Como atleta, foi revelado pelo Independiente (Argentina), mas também passou por Zaragoza (Espanha) e Barcelona (Espanha) antes do retorno ao Independiente para encerrar a carreira, em 2012.
Também como jogador, disputou a Copa do Mundo de 2006 pela Seleção Argentina, além das Copas América de 2007 e 2011. No currículo, tem títulos do Campeonato Argentino (2002), do Campeonato Espanhol (2009/2010 e 2010/11), da Champions League (2010/2011) e outros.
Como técnico, Milito já teve cinco trabalhos: dois no Estudiantes (Argentina), um no Independiente, um no Deportivo O’Higgins (Chile) e o mais recente no Argentinos Juniors. O profissional de 43 anos ainda não conquistou títulos como treinador.
O último trabalho, no Argentinos Juniors, foi o mais longo. Foram quase três temporadas no comando do clube, com 135 jogos, 57 vitórias, 35 empates e 43 derrotas – aproveitamento geral de 50,8%.