ATLÉTICO

Atlético: contratação de Gabriel Milito gera repercussão internacional

Portais esportivos de Argentina, Chile e Espanhol repercutiram a contratação do técnico Gabriel Milito pelo Atlético; veja o que eles destacaram
Foto do autor
Compartilhe

A contratação do técnico argentino Gabriel Milito pelo Atlético, anunciada pelo clube nesse domingo (24/3), gerou repercussão na imprensa internacional.

O ex-zagueiro de 43 anos estava sem clube desde agosto do ano passado, quando deixou o Argentinos Juniors. Antes de acertar com o Galo, ele recusou propostas de equipes de vários países.

Portais da Argentina, país natal de Milito, da Espanha, onde ele jogou por quase uma década, no Real Zaragoza e no Barcelona, e do Chile, onde ele treinou o O’Higgins em 2018, repercutiram o movimento do Atlético.

Repercussão da contratação de Milito na imprensa internacional

O Diario Olé, da Argentina, classificou o Atlético como “histórico time brasileiro” e enfatizou os duros adversários que Milito terá pela frente logo no início de trabalho: o Cruzeiro, na final do Mineiro, e o Rosario Central, na fase de grupos da Libertadores. “Campeonato Mineiro: final à vista e Libertadores contra o Rosario Central”, destacou o jornal.

A estreia do treinador será justamente no clássico contra a Raposa, neste sábado (30/3), pela ida da decisão do Estadual, na Arena MRV. Já as partidas contra a equipe de Rosario serão nos dias 10 de abril – em Belo Horizonte, pela segunda rodada da fase de grupos do torneio continental – e 15 de maio – na Argentina, pela quarta rodada.

O portal La Tercera, do Chile, destacou que, antes de fechar com o Atlético, Milito chegou a ser sondado pelo Colo Colo e pela Seleção do Chile, e era o principal alvo da Universidad Católica antes de o clube contratar o técnico brasileiro Thiago Nunes.

“(Milito) teve o nome sondado por várias equipes que precisavam de um treinador. Foi sondado pelo Colo Colo e também pela seleção nacional, e em ambos os casos nada se concretizou. (…) Sabe-se que Milito recusou a proposta da Universidad Católica. O próprio gerente esportivo José María Buljubasich viajou para a Argentina para negociar, mas a situação não se concretizou.

O site chileno também salientou que a chegada de Milito ao Galo “abre uma janela (nova oportunidade)” para Eduardo Vargas, que “tinha poucas ou nenhuma oportunidade com Felipão no comando”.

Já o Mundo Deportivo, da Espanha, afirmou que a contratação de Milito significa uma ruptura no modelo de jogo praticado pelo Atlético sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Felipão: “A contratação de Milito, ex-Barcelona e Zaragoza como jogador, surpreendeu. Não pelo seu nível como técnico, já que é considerado um dos treinadores de maior potencial no futebol sul-americano, e sim porque seu estilo de jogo é oposto ao de Scolari. Ele (Milito) gosta de ser protagonista com a bola e prioriza o ofensivo em relação ao defensivo.

Quem é Gabriel Milito?

Natural de Bernal, na Argentina, Gabriel Milito tem 43 anos e foi um zagueiro de bom nível no futebol mundial. Revelado pelo Independiente (Argentina), passou por Zaragoza (Espanha) e Barcelona (Espanha) antes do retorno ao Independiente para encerrar a carreira, em 2012.

Também como jogador, disputou a Copa do Mundo de 2006 pela Seleção Argentina, além das Copas América de 2007 e 2011. No currículo, tem títulos do Campeonato Argentino (2002), do Campeonato Espanhol (2009/2010 e 2010/11), da Champions League (2010/2011) e outros.

Como técnico, Milito já teve cinco trabalhos: dois no Estudiantes (Argentina), um no Independiente, um no Deportivo O’Higgins (Chile) e o mais recente no Argentinos Juniors. O profissional de 43 anos ainda não conquistou títulos como treinador.

O último trabalho, no Argentinos Juniors, foi o mais longo. Foram quase três temporadas no comando do clube, com 135 jogos, 57 vitórias, 35 empates e 43 derrotas – aproveitamento geral de 50,8%.

Compartilhe