ATLÉTICO

Atlético: Milito diz o que aprendeu com Guardiola

Técnico do Galo foi comandado por um dos melhores do mundo na função durante três anos no período como jogador do Barcelona
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Novo técnico do Atlético, Gabriel Milito teve referências importantes ao longo da carreira como jogador. Uma delas é o espanhol Pep Guardiola, considerado o melhor treinador da atualidade e um dos melhores de todos os tempos.

O argentino foi comandado por Pep entre 2008 e 2011, no Barcelona, da Espanha. Agora em nova função, o ex-zagueiro revelou o que aprendeu com o técnico durante apresentação no Galo, nessa quarta-feira (27/3). 

“Tive muitos bons treinadores. Guardiola sem dúvidas foi um dos melhores. Aprendi muitos conceitos com ele, muitos. E depois com meus próprios ideais de jogo, de futebol, e tento aplicá-los. O primeiro que temos que fazer é ser autêntico. Não podemos imitar outro treinador”, afirmou, em evento na Arena MRV.

Durante a resposta, Milito destacou a importância de passar as próprias ideias para os jogadores. Isso porque ele entende que, assim, tem um poder de convencimento maior com os atletas.

“Tem que fazer o que sente. Mas para que os futebolistas ganhem, convencidos, primeiro precisamos transmitir confiança e conhecimento. Isso ajuda que a equipe pratique o jogo que pretendemos. Se um não está convencido, 100%, não dão conta. Eu não tenho dúvidas de como deve jogar a equipe”, completou Milito.

Como jogam os times de Milito?

Gabriel Milito deu os primeiros indícios de como quer ver o Atlético jogar sob seu comando. Segundo o técnico, os torcedores do Galo podem esperar um time protagonista dentro de campo. Além disso, ele gosta que suas equipes fiquem com a bola por muito tempo ao longo das partidas. 

“Eu gosto de dominar as partidas tendo a bola. Creio que temos equipe e jogadores para fazer isso. Como um jogo coletivo, devemos automatizar e sincronizar certos movimentos. Vamos jogar de diferentes formas táticas, mas o estilo será um só”, afirmou.

Sem a bola: pressão no adversário. É o que garante Milito, ao analisar a postura que deseja do Atlético quando estiver defendendo. “Tentaremos e vamos conseguir. Ter a bola para ter domínio do jogo com a bola, e quando ir para o rival, fazer com que dure pouco. Tentar passar todo o tempo com a bola, incomodar. Esses dois conceitos são muito importantes para mim”, afirmou.

Compartilhe