ATLÉTICO

Quando Robert poderá estrear pelo Atlético?

Jovem meia-atacante disputou competições pelo Athletic e agora depende de prazos de inscrição para estrear pelo Galo; entenda situação
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético ainda não sabe ao certo quando terá Robert à disposição. Isso porque o meia-atacante, anunciado nesta quarta-feira (27/3), disputou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil pelo Athletic, o que o faz ser desfalque em ambas as competições pelo novo clube. 

Na teoria, o primeiro jogo em que o jovem de 20 anos poderá reforçar o Galo será na estreia da Copa Libertadores. A partida contra o Caracas está marcada para 4 de abril, quinta-feira, às 19h, em Caracas, na Venezuela, pelo Grupo G.

No entanto, para que isso ocorra, as partes dependem de prazos de documentação. O clube mineiro tem até às 18h de sexta-feira para mandar a lista inicial de inscrição dos jogadores na fase de grupos. Depois, deve obedecer os prazos para acrescentar até cinco atletas. 

Prazos para inscrições adicionais na Libertadores

  • Para disputar a 1ª data da Fase de Grupos: Até as 14:00 h (Horário do Paraguai) da segunda-feira, 1º de abril de 2024 
  • Para disputar o 2º jogo na Fase de Grupos: Até as 14:00 h (Horário do Paraguai) da segunda-feira, 8 de abril de 2024 
  • Para disputar o 3º jogo na Fase de Grupos: Até as 14:00 h (Horário do Paraguai) da segunda-feira, 22 de abril de 2024.

O problema é que Robert só pode ser registrado pelo Atlético na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a partir de 1º de abril, quando a entidade abre uma exceção para que os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro possam inscrever jogadores que disputaram algum campeonato estadual no primeiro trimestre. 

Ou seja, a presença ou não de Robert na estreia do Atlético na Libertadores ainda é uma incógnita. Já a participação na segunda rodada é mais plausível, conforme os prazos citados acima. 

Com isso, a tendência é que o meia-atacante esteja à disposição do técnico Gabriel Milito pela primeira vez no duelo contra o Rosário Central, em 10 de abril, quarta-feira, às 19h, na Arena MRV.

Robert no Atlético

O Atlético confirmou, na manhã desta quarta-feira (27/3), a contratação do meia-atacante Robert, de 20 anos, que pertence ao Athletic. O jogador chega ao Galo por empréstimo (sob taxa de R$ 700 mil), com contrato até dezembro de 2024 e passe fixado em R$ 8 milhões.

Robert se une ao elenco do Atlético após curta (e eficiente) passagem pelo Athletic. Em nove jogos pelo Esquadrão de Aço na temporada, o jovem contribuiu com quatro gols e duas assistências.

A trajetória de Robert Santos no futebol teve início no Sub-15 da Jacuipense, da Bahia. Depois, o jovem também passou pelas categorias de base de Vitória, Palmeiras e Bahia. No Verdão, o novo reforço do Atlético dividiu vestiário com Endrick, maior revelação palmeirense dos últimos anos. 

Robert ainda chegou a ter experiência internacional em 2022, quando defendeu a equipe sub-23 do Portimonense, de Portugal, em quatro partidas. 

O meia-atacante tem o perfil buscado pela diretoria alvinegra no mercado da bola: jovem, com potencial técnico e boas expectativas de revenda. Caso Robert entregue o retorno esperado ao Galo, a maior tendência é que o clube exerça o direito de compra ao fim do contrato de empréstimo.

Compartilhe