Criador do ‘O Menino Maluquinho’ e um dos grandes nomes da literatura infantil do Brasil, Ziraldo morreu neste sábado (6/4), aos 91 anos. O escritor tem ligação com o Atlético por ter desenhado a mascote infantil Galo Ziraldo e devido a uma homenagem a Luan, ídolo do clube.
Ziraldo produziu uma versão do Menino Maluquinho dedicada ao jogador em 2015. O atacante tinha esse apelido justamente pelo desenho.
“Eu gosto de ver jogo do Atlético por causa do Luan. Aquele menino tem uma coisa diferente dos outros jogadores. Parece que ele joga por amor, com raça. Parece que a pilha dele não acaba nunca. Realmente, ele tem uns traços do Menino Maluquinho”, disse o escritor, à época, ao ge.
Luan, por sua vez, se mostrou muito feliz com o carinho do desenhista e agradeceu a homenagem.
“Muito legal. O cara (Ziraldo) é muito bom. Eu não sabia que ele era meu fã. Fico muito emocionado com essa homenagem. Eu quero sempre estar perto da criançada, até porque eu tenho um sonho de escrever uns livros para elas”, afirmou.
Luan defendeu o Atlético entre 2013 e 2019. Marcou 49 gols em 305 jogos e ajudou o time a levantar as taças da Copa Libertadores (2013), da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana (2014), além de três Campeonatos Mineiros (2013, 2015 e 2017).
Nas redes sociais, o Galo lamentou a morte de Ziraldo. “Ziraldo marcou época como cartunista. Ilustrou nosso Galo em diversas oportunidades, sendo também o criador do mascote infantil “Galo Ziraldo”. Em 2015, o “Menino Maluquinho” ganhou uma versão em homenagem ao atacante Luan, ídolo Atleticano! Eterno, Ziraldo!”, publicou o clube.
Ziraldo era torcedor do Flamengo
Apesar do carinho com o Galo, Ziraldo era torcedor do Flamengo. Mesmo mineiro de Caratinga, o cartunista nunca escondeu a paixão pelo clube carioca.
Em 1987, ele foi o responsável por criar as mascotes dos clubes da elite do futebol brasileiro. Dentre eles, estavam o alvinegro e o rubro-negro.
Morte de Ziraldo
Chargista, escritor e jornalista e um dos fenômenos da literatura brasileira, Ziraldo morreu neste sábado (06/4), aos 91 anos. A causa da morte não foi informada. O velório será neste domingo, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), das 8h às 14h, e o sepultamento no Cemitério São João Batista, às 16h30, no Rio de Janeiro.