NO ATAQUE COM OTÁVIO

Otávio conta como proposta do Atlético mudou planos da carreira

Ao fim de 2021, Otávio seguia como titular absoluto do Bordeaux-FRA, mas queria "algo a mais" na carreira; Galo mudou planos do volante
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Na reta final de 2021, o Atlético empilhava vitórias e caminhava para coroar o ano mais vitorioso de sua centenária história. Enquanto isso, na França, o Bordeaux vivia um início de temporada ruim e passava por transformação na direção. Em meio a esse cenário, o volante Otávio, àquela altura peça-chave do time francês, recebeu proposta que mudaria os planos da carreira: a de assinar com o Galo. Em entrevista exclusiva ao No Ataque, o alagoano relembrou as negociações que culminaram no retorno ao futebol brasileiro.

Otávio foi vendido pelo Athletico-PR ao Bordeaux em agosto de 2017, aos 23 anos. Naquela oportunidade, o clube francês desembolsou 7,5 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões na cotação da época) para contar com o atleta.

Foram quatro anos e meio no futebol francês – como titular absoluto na maior parte desse período. No Velho Continente, Otávio teve a oportunidade de disputar jogos da Liga Europa e realizou um sonho na carreira.

No planejamento familiar, não era considerada a ideia de um retorno ao Brasil tão cedo. Aos 27 anos, no entanto, o volante recebeu o convite que mudaria a rota no futebol.

“Foi a realização de um sonho. Eu, como todo jogador brasileiro, iniciei me destacando jovem no Brasil. Clube formador foi o Athletico Paranaense. Sonhava em ser vendido, jogar na Europa. Pretendia passar bem mais tempo. Não tinha como objetivo voltar jovem. Voltei com 27 anos. Eu pensava em ter mais tempo lá fora. Dentro de tudo que se preparou, de tudo o que aconteceu, com pandemia e todos os acontecimentos…”, iniciou ao No Ataque.

Proposta do Atlético no final de 2021

Ao fim de 2021, o grupo que cuida da carreira de Otávio entrou em contato com o atleta para informá-lo sobre um convite importante: o convite para defender as cores do Atlético. O atleta lembra que até chegou a receber propostas – tanto de renovação com o Bordeaux como de outros clubes europeus -, mas nenhuma delas foi tão sedutora quanto a do Galo.

“Naquele momento, eu estava no Bordeaux já há quatro temporadas e meia. O clube até se pronunciou para renovar, teve algumas propostas da Europa, mas não agradou o meu planejamento de conquistar títulos. Eu poderia falar: ‘Passei 10 anos no Bordeaux’. Mas do que é que você foi campeão? Nada. Para um atleta de alto nível, eu acho que é muito importante ter título, conquistas, deixar seu nome marcado na história do clube. Naquele momento, o Bordeaux passava por uma troca de dono. Entrava um dono, saía outro. Tinha um planejamento, aí mudava”, contou.

“Foi quando apareceram algumas propostas do Brasil. A do Galo, junto com a minha família, foi a que nós achamos, com todo o projeto, que era a ideal no momento. Fomos felizes em ter voltado. Eu estou muito feliz aqui. Como eu falei, conquistei alguns títulos, mas isso é pouco pensando em tudo o que a gente tem projetado individualmente e coletivamente. Também pela grandeza do clube, por tudo que o clube tem se organizado, se colocado para conquistar dentro do cenário nacional e internacional”, acrescentou.

Otávio, volante do Atlético, em entrevista coletiva na Cidade do Galo - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Otávio, volante do Atlético, em entrevista coletiva na Cidade do Galo(foto: Pedro Souza/Atlético)

Aos 29 anos, Otávio vive a terceira temporada pelo Atlético. Até aqui, nessa jornada, são 97 jogos, com três títulos do Campeonato Mineiro (2022 a 2024) e um da Supercopa do Brasil (2022).

O volante ainda busca a condição de titular absoluto no Galo. Desde o meio do ano passado, convive com a concorrência do argentino Rodrigo Battaglia. Agora, tenta conquistar a confiança de Gabriel Milito para assumir um posto no meio-campo alvinegro.

“Eu sempre coloco: nada na minha vida acontece por acaso. Estou aqui no Galo porque tudo foi propósito de Deus. Sei que estou aqui hoje não por acaso. Sempre quis ser um atleta que conquistasse títulos, um atleta com ambição de Seleção Brasileira e coisas grandes. (…) É só um início, e a gente tem toda a certeza de que foi a decisão mais acertada. Voltei para o Brasil, para o Galo, para conquistar títulos, para conquistar meu espaço no cenário nacional e representar a Seleção Brasileira, que acho que é o sonho de todo atleta de alto nível.”

Otávio, volante do Atlético

No Ataque com Otávio

A entrevista completa com Otávio vai ao ar na sexta-feira (18/4), no site No Ataque e no canal do UAI no YouTube. O jogador abordou diversos temas da passagem no Atlético, como evolução pessoal, a recente conquista no Campeonato Mineiro e mais.

Compartilhe