O técnico Jorge Sampaoli, ex-Santos, Atlético e Flamengo, recebeu sondagem do Porto, segundo noticia o jornal O Globo.
Recentemente, o ex-treinador André Villas-Boas foi eleito presidente do clube. De acordo com a imprensa portuguesa, Villas-Boas vai ser reunir com o atual técnico Sérgio Conceição, que apoiou outro candidato no pleito, o derrotado Pinto da Costa.
Há expectativa que Villas-Boas e Conceição cheguem a um acordo. Caso isso não ocorra, a atual direção já estuda outros nomes no mercado.
“Vai ser um processo fácil. O ‘portismo’ do Sérgio Conceição e do André Villas-Boas vai levá-los a um entendimento de cavalheiros, quer para continuar, quer para sair. Preferia que fosse para continuar, mas temo que seja para que Sérgio Conceição termine o seu período no Porto”, explicou o jurista José Fernando Rio, conselheiro do Porto.
Sampaoli no futebol brasileiro
Jorge Sampaoli está sem clube desde que saiu do Flamengo, em setembro de 2023. O treinador argentino teve passagem conturbada na equipe carioca. Em campo, o time não rendeu o esperado e perdeu a final da Copa do Brasil para o São Paulo.
Além disso, ocorreram diversos problemas fora dos gramados, como a agressão do auxiliar técnico Pablo Fernández no atacante Pedro, após jogo contra o Atlético, no Independência, e a briga do meio-campista Gerson com o lateral Guillermo Varela.
O treinador argentino iniciou a trajetória no futebol brasileiro comandando o Santos, em 2019. Esteve no Atlético entre março de 2020 e fevereiro de 2021, em uma passagem em que acumulou atritos, mas seu trabalho deixou o Galo em ‘alta’.
Jorge Sampaoli chegou ao Atlético em março de 2020, logo após o time ser eliminado na Copa do Brasil pelo modesto Afogados. Esteve à frente do Galo em 45 jogos (26 vitórias, nove empates e 10 derrotas), todos sem torcida no estádio por causa da pandemia de COVID-19.
Em fevereiro de 2021, Sampaoli – que tinha contrato até o final da temporada – pediu demissão para assinar com o Olympique de Marseille, da França.
No alvinegro, conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e garantiu a classificação direta do time para a fase de grupos da Libertadores 2021 ao terminar em terceiro lugar no Brasileiro de 2020 – a apenas três pontos do Flamengo, campeão.
Com ele foi formada a base do grupo que conquistaria o triplete alvinegro no fim de 2021 (Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro), mas com Cuca no comando.