Os gols de Eduardo Vargas que garantiram o empate por 2 a 2 com o Fluminense nesse sábado (4/5), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, mantiveram a invencibilidade do técnico Gabriel Milito à frente do Atlético. Com o resultado no Kleber Andrade, em Cariacica, o comandante argentino se credencia a perseguir uma marca que apenas um treinador alcançou pelo Galo no século XXI.
Milito totaliza sete vitórias e quatro empates nos primeiros 11 jogos pelo Atlético. Já é a segunda maior sequência invicta de um treinador em início de trabalho pelo clube alvinegro desde a virada para o século atual, em 2001.
Apenas Abel Braga, que dirigiu o time justamente em 2001, tem números melhores. O histórico treinador ficou impressionantes 14 jogos invicto no início de trabalho pelo Galo. No período, totalizou oito vitórias e seis empates.
A primeira derrota, contudo, foi um tanto quanto traumática. Em 10 de março, o Atlético de Abel perdeu por 3 a 1 para o Cruzeiro, no Mineirão, e viu o arquirrival avançar à final rumo ao título da Copa Sul-Minas.
O técnico teve uma curta passagem pelo Atlético em 2001. Foram 24 jogos, com 12 vitórias, oito empates, quatro derrotas e um aproveitamento de 61,1% dos pontos disputados.
Depois de Abel…
Após Abel Braga, poucos técnicos tiveram inícios com grandes sequências invictas à frente do Atlético. O contestado Eduardo Coudet, atual treinador do Internacional, foi um deles.
Em 2023, o argentino teve um começo bastante promissor na Cidade do Galo. “Chacho” acumulou as mesmas 11 partidas de invencibilidade de Milito, também com sete vitórias e quatro empates.
A primeira derrota do Atlético de Coudet foi no 12º jogo. Em 12 de março, o Galo perdeu para o Athletic por 1 a 0 no duelo de ida da semifinal do Campeonato Minero, na Arena Unimed, em São João del Rei.
Maiores invencibilidades
Veja a seguir a lista dos técnicos que mantiveram as maiores invencibilidades em inícios de trabalho no Atlético neste século:
- Abel Braga (2001): 14 jogos (oito vitórias e seis empates)
- Gabriel Milito (2024)* e Eduardo Coudet (2023): 11 jogos (sete vitórias e quatro empates)
- Jorge Sampaoli (2020): oito jogos (sete vitórias e um empate)
- Celso Roth (2009): oito jogos (seis vitórias e dois empates)
- Levir Culpi (2001): sete jogos (cinco vitórias e dois empates)
- Celso Roth (2003): cinco jogos (quatro vitórias e um empate)
- Zetti (2007): cinco jogos (três vitórias e dois empates)
- Vanderlei Luxemburgo: cinco jogos (duas vitórias e três empates)
*Sequência em andamento
Invencibilidade do Atlético com Milito
- Atlético 2 x 2 Cruzeiro – Campeonato Mineiro
- Caracas 1 x 4 Atlético – Copa Libertadores
- Cruzeiro 1 x 3 Atlético – Campeonato Mineiro
- Atlético 2 x 1 Rosario Central – Copa Libertadores
- Corinthians 0 x 0 Atlético – Campeonato Brasileiro
- Atlético 1 x 1 Criciúma – Campeonato Brasileiro
- Atlético 3 x 0 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro
- Atlético 3 x 2 Peñarol – Copa Libertadores
- Cuiabá 0 x 3 Atlético – Campeonato Brasileiro
- Atlético 2 x 0 Sport – Copa do Brasil
- Fluminense 2 x 2 Atlético – Campeonato Brasileiro