Tricampeão do Mundial sub-20 sob o comando da Argentina, o experiente José Pékerman foi figura fundamental para Gabriel Milito no futebol. Hoje à frente do Atlético, o ex-zagueiro define o professor argentino como o “melhor treinador para formar os jovens jogadores na história do mundo”.
Milito trabalhou com Pékerman nos times de base da Seleção Argentina e também pela equipe principal entre 2004 e 2006. 20 anos depois, o “Marechal” segue reconhecendo os méritos daquele que é tido como um dos principais técnicos do futebol argentino.
“Eu tive muitos bons treinadores na minha carreira como jogador. Dos melhores. O melhor treinador para formar os jovens jogadores na história do mundo foi José Pékerman. O melhor. Não por ter ganhado tudo o que ganhou, mas por como nos preparou – a todos que tivemos a sorte de coincidir com ele – para nossas carreiras.”
Gabriel Milito, técnico do Atlético
Após passagens por Toluca-MEX, Tigres-MEX, Seleção Colombiana e Seleção Venezuelana, Pékerman não trabalha desde março de 2023. Sua forma de pensar o futebol, de toda maneira, segue influenciando o comandante alvinegro.
Milito destaca mentalidade de uma equipe campeã
Em entrevista concedida no último sábado (4/5), depois do empate entre Fluminense e Atlético (2 a 2), pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, Milito destacou a importância da bagagem com outros profissionais para a construção da mentalidade que tem nos dias atuais..
“Depois, quando já era profissional, tive muito bons treinadores. Tenho muito claro o que se deve fazer para ganhar. A tática é importante, mas o primeiro é querer ganhar. E para querer ganhar, se requer esforço, valentia, não se entregar ante a adversidade. Depois de um fracasso, seguir com ilusão. Há um montão de valores que vivi como jogador, em equipes em que pude estar e ganhar”, refletiu.
“Tenho bastante claro qual é o caminho. É impossível que um time queira ganhar, conquistar campeonato, se não tem todos esses valores. É impossível. Todas as equipes campeãs têm isso. Nós estamos na fase de construção. Vamos bem? Sim. Podemos melhorar? Sim. Vamos nesse caminho e temos que seguir melhorando, porque como digo, isso acaba de começar e é muito, muito longo. Temos que sustentar. Sustentar e melhor, se for possível”, acrescentou.
O Atlético de Gabriel Milito volta a campo nessa terça-feira (7/5), a partir das 19h, para enfrentar o Rosario Central pela quarta rodada do Grupo G da Copa Libertadores. A partida será disputada no Estádio Gigante de Arroyito, em Rosário.