Em fevereiro de 2020, o Atlético esteve muito próximo de assinar com um atleta que hoje se posta como grande joia do Palmeiras. Trata-se do atacante Estevão Willian, de apenas 17 anos, que vive plena fase de ascensão no profissional do Verdão.
A informação havia sido revelada pelo jornalista Jorge Nicola, em maio de 2022, no Superesportes. “O Messinho estava dentro do Atlético quando o Palmeiras entrou na parada”, afirmou João Paulo Sampaio, gerente das categorias de base do Palmeiras, naquela oportunidade.
Ainda aos 15 anos, Estêvão já era alvo de assédio de diversos clubes do exterior. Gigantes da Espanha, Real Madrid e Barcelona sempre monitoraram a situação do jovem.
Para o Atlético, a “perda” do atleta é motivo de lamentação. Com estilo de jogo insinuante, o atacante já tem três gols e uma assistência em 12 jogos no primeiro ano definitivo como profissional do Palmeiras.
Ex-vice-presidente do clube mineiro, Lásaro Cândido da Cunha destacou que, em fevereiro de 2020, o Galo já tinha toda a documentação preparada para assinar com o jogador. O advogado indicou que outras pessoas, de alguma forma, atrapalharam o negócio: “Um dia talvez dê os nomes”.
“O Messinho esteve próximo de assinar com o Atlético… Preparei na época (3/2/2020) inclusive a notificação extrajudicial (até hoje tenho a cópia) que seria enviada ao Cruzeiro (cumprir formalidades, etc). Parte jurídica, contratos, tudo pronto. Infelizmente… Um dia talvez dê os nomes.”
Lásaro Cândido, ex-vice-presidente do Atlético
A trajetória de Estêvão Willian é recheada de grandes atuações e golaços nas categorias de base, mas também marcada por polêmicas extracampo. O Cruzeiro, que teve o jogador até 2021, acusa o Palmeiras de ter aliciado o atleta naquela ocasião.
O Atlético, por sua vez, teve a oportunidade de revelar um talento em 2021, com a ascensão do atacante Savinho ao profissional. O jovem hoje defende o Girona, da Espanha, por empréstimo do Troyes, da França.
O nome tido como o de maior potencial advindo das categorias de base do Galo, nos dias atuais, é Alisson Santana. Aos 18 anos, o atacante tem recebido as primeiras oportunidades como profissional em 2024.