ATLÉTICO

Seleção na Copa América: Atlético pode ter representante pela 3ª vez no século

Guilherme Arana e Paulinho vivem ótima fase no Galo e podem aparecer na lista final do técnico Dorival Júnior para a Copa América
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético pode voltar a ter um representante pela Seleção Brasileira na Copa América pela terceira vez no século. A partir das 12h desta sexta-feira (10/5), o técnico Dorival Júnior convoca os jogadores para a disputa da competição, e dois atletas do Galo vivem a expectativa de estar na lista final.

Em ótima fase no time mineiro, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o atacante Paulinho podem ser chamados. São três gols e nove assistências do primeiro, enquanto o segundo balançou as redes nove vezes, com outros quatro passes para os companheiros.

A dupla não esteve presente na primeira e única lista de Dorival até então, mas ambos chegaram a ser convocados por Fernando Diniz em 2023.

Os últimos jogadores do Atlético na Copa América pela Seleção

Coincidentemente, os últimos dois convocados do Atlético para disputar uma Copa América pela Seleção também foram um lateral-esquerdo e um atacante.

Em 2016, Douglas Santos foi chamado pelo técnico Dunga, mas não entrou em campo pelo Brasil. Naquela edição, o lateral viu a Canarinho ser eliminada na fase de grupos, após empates com Equador e derrota para o Peru.

Pelo Atlético, Douglas atuou em 102 jogos e marcou três gols entre 2014 e 2016. Ele conquistou a Copa do Brasil (2014) e o Campeonato Mineiro (2015) com a camisa preta e branca. 

A lembrança de Guilherme Alves na Copa América também não é das melhores. Centroavante do Atlético em 2001, ele foi convocado para a disputa da competição pelo técnico Felipão, que o utilizou como titular em todos os quatro jogos da equipe naquele ano.

O ex-jogador marcou um gol na edição, mas não conseguiu evitar a queda precoce do Brasil, que foi eliminado pela Honduras ao perder por 2 a 0 nas quartas de final. 

Guilherme jogou pelo Galo entre 1999 e 2003. Marcou 139 gols em 205 jogos e ajudou o time a conquistar o Mineiro de 2000, além de chegar à final do Campeonato Brasileiro de 1999, ano em que foi artilheiro da competição, com 28 gols.

Outros ‘quase’ convocados do Atlético

Outros dois ídolos do Atlético disputaram a Copa América pela Seleção Brasileira, mas antes ou depois de vestirem a camisa do clube. O ex-goleiro Victor, atual diretor de futebol do Galo, foi convocado em 2011, quando atuava pelo Grêmio. Já o ex-atacante Diego Tardelli disputou a competição em 2015, ano em que já estava no Shandong Luneng, da China.

Compartilhe