Lendário narrador esportivo brasileiro, Silvio Luiz morreu nesta quinta-feira (16/5), em São Paulo, aos 89 anos, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Ele estava internado desde o dia 7 de abril por causa de um derrame que sofreu durante a transmissão da final do Campeonato Paulista de 2024 entre Palmeiras e Santos.
Entre os milhares de jogos que o profissional acompanhou em sua longa trajetória, destaca-se a final polêmica entre Flamengo e Atlético pelo Campeonato Brasileiro de 1980.
Até os dias de hoje o primeiro título Brasileiro do Flamengo gera discussões, principalmente por causa da arbitragem.
Atlético 1 x 0 Flamengo
Na partida de ida, diante de mais de 90 mil torcedores atleticanos no Mineirão, no dia 28 de maio daquele ano, o rubro-negro, que estava sem Zico (suspenso), foi dominado pela maestria de Reinaldo. O Atlético venceu por 1 a 0, justamente com gol do Rei.
O jogo também ficou marcado pela agressão do volante Andrade em Reinaldo logo no início do primeiro tempo. O meio-campista do Flamengo deu um soco no boca do craque, no momento em que ele aplicava um drible desconcertante em direção ao gol rubro-negro. Apesar disso, Andrade não foi expulso.
Flamengo 3 x 2 Atlético
No jogo de volta, no dia 1º de junho, com ainda mais polêmicas, o Flamengo venceu o Galo por 3 a 2, em um Maracanã lotado por 154 mil torcedores. Nunes, aos 7, abriu o marcador, mas Reinaldo empatou no minuto seguinte. Zico, de volta, balançou a rede no fim do primeiro tempo.
Na etapa final, Reinaldo sentiu uma lesão na coxa, contudo, o craque seguiu em campo. Ouviu ofensas da torcida do Flamengo, mas calou o Maracanã ao empatar a partida, mesmo machucado, aos 21 do segundo tempo. Logo na sequência, o bandeirinha Carlos Sérgio Rosa Martins assinalou erroneamente um impedimento em lance de contra-ataque, que provavelmente resultaria na virada do Galo. O Rei reclamou e foi expulso pelo árbitro José de Assis Aragão.
O Flamengou marcou o terceiro aos 37 novamente com Nunes. Palhinha e Chicão também foram expulsos e o Atlético ficou com três jogadores a menos.
A vitória do Flamengo por 3 a 2 no Maracanã garantiu o título mesmo com a derrota por 1 a 0 no Mineirão porque o clube teve a melhor campanha na fase anterior.