
No cenário do futebol nacional, o Atlético tomou frente nas ações de solidariedade e apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Diante das iniciativas de responsabilidade social do clube mineiro, a jornalista Tati Mantovani, da TNT Sports e da Rádio Marca opinou: “Tenho a sensação que todo torcedor da dupla GreNal será um pouco torcedor do Galo depois dessa tragédia”.
Nas respostas à postagem da jornalista, torcedores de Grêmio e Internacional demonstraram concordar com a opinião. “Já até comprei camisa deles, só falta chegar”, disse um gremista.
“Com certeza. Nacionalmente o Colorado é fechado com o Cruzeiro, mas o Galo ganhou a admiração”, pontuou um torcedor do Inter.
Atlético demonstra solidariedade ao Rio Grande do Sul
No último dia 11 de maio, a torcida do Atlético deu show de solidariedade em treino aberto da equipe mineira na Arena MRV, em Belo Horizonte. O Galo vendeu 36.871 ingressos para o evento e arrecadou R$ 666.090 – recursos totalmente destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
O estádio do clube mineiro teve quatro pontos de coleta de doações, que receberam mais de 10 toneladas de donativos naquele dia. O Instituto Galo também doou R$ 100 mil para a causa.
Na última sexta-feira (17/5), um caminhão deixou Belo Horizonte rumo a Porto Alegre com 10 mil litros de leite e 15 mil litros de água. Mais de 100 colchões e cobertores também foram enviados para famílias desabrigadas.
No último sábado (18/5), o ponto de coleta “Clube do Povo”, na Escola de Sampa Fidalgos e Aristocratas, organizado pelo Internacional, recebeu carregamento de 1803 cestas básicas adquiridas com os recursos enviados pelo Instituto Galo.
O Atlético também foi um dos 15 clubes que se posicionaram favoravelmente à suspensão da Série A do Campeonato Brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atendeu ao pedido dessas instituições na última quarta-feira (15/5).